Elon Musk diz que termos "cisgênero" e "cis" viraram insultos no Twitter
Dono da plataforma afirmou também que contas podem receber, no mínimo, suspensões temporárias
O bilionário Elon Musk, dono do Twitter, se envolveu em mais uma polêmica com declarações anti-transgênero na plataforma.
Tudo aconteceu na terça-feira (20), quando um usuário postou que recebeu mensagens de "ativistas trans", dizendo:
"Ontem, depois de postar um tuíte dizendo que rejeito a palavra 'cis' e não quero ser chamado, recebo uma série de mensagens de ativistas trans me chamando de 'cissy' e dizendo que eu sou 'cis' 'quer eu goste ou não'. Imagine se os papéis fossem invertidos."
Em resposta, Musk afirmou que "o assédio repetido e direcionado contra qualquer conta fará com que as contas de assédio recebam, no mínimo, suspensões temporárias. As palavras 'cis' ou 'cisgênero' são consideradas calúnias nesta plataforma."
No início deste ano Musk reafirmou sua posição de que não pararia de compartilhar suas opiniões pessoais no Twitter.
Pessoa cis
- Para entender a polêmica é preciso saber que pessoa cisgênero tem identidade de gênero que corresponde ao seu sexo atribuído no nascimento.
- Por outro lado, um indivíduo transgênero é alguém cuja identidade ou expressão de gênero não corresponde ao sexo que lhe foi atribuído no nascimento.
Na página de política de conduta odiosa do Twitter não há qualquer menção sobre quais palavras a plataforma considera calúnias. No entanto, proíbe “alvejar outras pessoas com calúnias repetidas… com a intenção de degradar ou reforçar estereótipos negativos ou prejudiciais sobre uma categoria protegida”.
Essa não foi a primeira vez que Musk opinou sobre o tema: o bilionário disse no iníco do mês que começará a "fazer lobby para criminalizar" as opções de assistência médica para crianças transgênero que ele acredita que podem causar "mudanças graves e irreparáveis".
This is a major problem. I will be actively lobbying to criminalize making severe, irreversible changes to children below the age of consent.
Shame on those who advocate this! It is utterly contemptible.
— Elon Musk (@elonmusk) June 2, 2023
E esse é um tema frequente para Musk, ele tem uma filha transgênero que entrou com um pedido legal para mudar seu nome em 2022 por causa de sua "identidade de gênero" e "o fato de não viver mais ou desejar ser parente de meu pai biológico de qualquer maneira, forma ou forma".