Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elon Musk demite 500 funcionários de startup de IA responsável por treinar o chatbot Grok

xAI demitiu integrantes de equipe de anotação de dados e anunciou que irá contratar tutores especialistas em IA

15 set 2025 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

A xAI, startup de inteligência artificial do bilionário Elon Musk, demitiu na última sexta-feira, 12, pelo menos 500 funcionários que eram responsáveis por treinar o chatbot Grok.

De acordo com o Business Insider, os profissionais foram informados por e-mail sobre os planos da xAI de reduzir sua equipe de tutores generalistas em IA.

Elon Musk demitiu 500 funcionários da startup xAI.
Elon Musk demitiu 500 funcionários da startup xAI.
Foto: Soraya Ursine/Soraya Ursine/Estadão / Estadão

"Após uma análise minuciosa de nossos esforços em dados humanos, decidimos acelerar a expansão e priorização de nossos tutores especialistas em IA, ao mesmo tempo em que reduzimos o foco nos cargos de tutores generalistas em IA. Essa mudança estratégica terá efeito imediato", dizia o e-mail ao qual o portal de notícias teve acesso. "Como parte dessa reorientação, não precisaremos mais da maioria das posições de tutores generalistas em IA e seu vínculo de trabalho com a xAI será encerrado."

O acesso dos funcionários aos sistemas da empresa foi desligado após o aviso de demissão, mas os salários serão pagos até o final do contrato, com o dia 30 de novembro como data limite.

Esses profissionais faziam parte da equipe de anotação de dados - a maior da xAI. Eles eram responsáveis por ensinar o Grok a entender o mundo por meio de contextualização e categorização de dados brutos.

Segundo o Business Insider, eles já tinham sido alertados na quinta-feira, 11, que deveriam realizar alguns testes para determinar suas funções na empresa no futuro, porque a área passaria por uma reorganização.

A sala do Slack - aplicativo de comunicação e colaboração para empresas - utilizada pela equipe de anotação de dados tinha 1,5 mil membros na tarde de sexta-feira. Poucos horas depois, esse número caiu para cerca de 1 mil.

A xAI afirmou no X (antigo Twitter), plataforma que também pertence a Musk, que seus tutores especialistas em IA estão "agregando um valor enorme".

"Aumentaremos imediatamente nossa equipe de tutores especialistas em IA em 10x! Estamos contratando em áreas como STEM [sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática], finanças, medicina, segurança e muitas outras. Junte-se a nós para ajudar a construir uma IA em busca da verdade!", disse a empresa na publicação.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade