Ele instalou o Windows 95 em um PlayStation 2 e conferiu de perto por que este é um dos consoles mais complexos da Sony
A arquitetura do sistema da Sony apresentou vários desafios
O Windows 95 é o exemplo perfeito de quão eficiente um sistema operacional pode ser. Apesar de ter sido lançado há 30 anos, ele ainda é o eixo central de uma parte importante da administração aérea dos EUA. Isso, somado à paixão que os fãs do Windows sentem por uma das versões mais importantes da história da empresa, coloca o Windows 95 em uma posição privilegiada. Por isso, apesar da curiosidade que gerou o último experimento do MetraByte (um modder especializado em verdadeiras loucuras), ninguém se surpreendeu quando ele quis rodar o Windows 95 em um PlayStation 2.
Como aponta a PC Gamer, o processo foi complicado, já que o console da Sony possui um processador MIPS que não é compatível com Windows e requer uma arquitetura x86. Para superar esse obstáculo, ele teve que instalar um emulador x86 no console, algo tão frustrante e difícil quanto era nos computadores antigos com Windows 95. De fato, ele também precisou contornar outro problema, já que o console apresentou dificuldades para reconhecer os periféricos (exceto no caso da combinação teclado-controle).
E um PS2 com Windows 95 funciona?
O objetivo final, conforme o post original, não era apenas rodar o Windows 95, mas explorar as virtudes de um jogo que sempre aparece nesse tipo de teste: a versão original do Doom. Infelizmente, assim como aconteceu com um computador quântico que custa vários milhões de euros, não foi possível rodar o Doom corretamente e, portanto, o modder afirmou que parte do experimento não foi ...
Matérias relacionadas
Torcemos que você não experimente essa novidade da Microsoft pessoalmente