Durante a corrida do ouro, a Califórnia precisava de ovelhas; a ajuda veio de um povo inesperado: os bascos
A Corrida do Ouro Desencadeou a Necessidade de Novas Indústrias nos Estados Unidos Imigrantes bascos que foram buscar fortuna na Califórnia começaram uma nova era: a do pastoreio
A imigração é um tema recorrente de debate. Observamos casos em que há controvérsia - Estados Unidos - e outros em que é preciso salvar a demografia - Japão ou Coreia do Sul. No entanto, praticamente todos os povos tiveram a necessidade de se mudar em algum momento, e os Estados Unidos foram o destino de muitos deles.
A imigração para a América do Norte tem sido uma constante durante séculos, e um dos grupos que foi em busca de fortuna na Califórnia da corrida do ouro foi... o dos bascos.
Corrida do ouro
Temos que viajar para a cadeia de montanhas Sierra Nevada, que fica na Califórnia, mas também entra no estado de Nevada. O famoso Parque Nacional Sequoia, o Parque Nacional Kings Canyon e o famoso Parque Nacional Yosemite (cujo site conta essa história) ficam na área.
Algo que também estava na cordilheira era ouro. Muito ouro, tanto que foi um dos pontos mais importantes da chamada 'Corrida do Ouro' entre 1948 e 1855.
E de lã
Quando os mineradores espalharam a notícia de que havia ouro, a população da Califórnia explodiu e, além da indústria do ouro em si, a criação de gado era crucial. Não só os caçadores de fortuna tinham que ser alimentados, mas também roupas quentes tinham que ser feitas. No entanto, em 1963 houve uma seca que dizimou a indústria pecuária, então a carne era escassa.
Soluções tiveram que ser encontradas e assim nasceu uma nova indústria: o pastoreio de ovelhas. Isso era comum em outros territórios, mas não tanto nos Estados Unidos. As ovelhas eram ...
Matérias relacionadas
'Catan' se renova: a crise climática, a poluição e as energias limpas transformam as regras do jogo
Croqueta causa prejuízo de 40 mil euros a restaurante espanhol