Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Depois de se expandir por todo o planeta, o turismo chegou à Antártida; e já está cobrando seu preço

O fluxo de visitantes e a oferta de turismo na Antártida aumentaram significativamente ao longo das últimas décadas. Especialistas alertam sobre os riscos ambientais, incluindo o impacto no ecossistema local e o aumento da pegada de carbono

19 mar 2025 - 18h30
(atualizado em 19/3/2025 às 15h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Com o início de 2025 e o calendário de folgas reiniciado nas empresas, muitas pessoas já começam a se perguntar: para onde viajar nas próximas férias? Pode parecer estranho, mas um número crescente de turistas tem olhado para um destino inesperado: a Antártida.

Embora o fluxo de visitantes ao continente gelado ainda esteja muito longe das multidões que lotam países como Espanha ou Japão no verão, os dados mostram um crescimento acelerado, consolidando a região como um destino cada vez mais procurado por aventureiros. E isso, de certa forma, representa um problema ambiental significativo.

Férias na Antártida? Sim, e não é novidade

O turismo na Antártida não é um fenômeno recente, mas o que chama atenção é o crescimento exponencial da demanda nos últimos anos.

O setor começou a se desenvolver em meados do século XX. Em 1959, o Tratado da Antártida foi assinado em Washington para preservar a região como uma "reserva natural dedicada à paz e à ciência", e na década de 1960, já havia regulamentações específicas sobre turismo.

A antropóloga Sahana Ghosh, em artigo publicado na Nature, destaca que o fluxo de turistas disparou entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, impulsionado pelo navio MS Explorer e pelos voos comerciais da Argentina.

Durante as décadas seguintes, questões sobre exploração mineral e soberania territorial deixaram o turismo em segundo plano, permitindo sua expansão sem grandes restrições.

Nos anos 1990, o número de visitantes cresceu tanto que ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um foguete Falcon 9 reentrou sem controle sobre a Polônia; agora, o país demitiu a cúpula de sua agência espacial.

A ciência conseguiu produzir uma partícula de luz que acessa 37 dimensões diferentes e isso demonstrou o quão fascinante é a física quântica

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU completam 10 anos, mas avanços seguem lentos

Se a indústria do álcool já não tivesse problemas suficientes, agora ela se deparou com mais um: Ozempic

Muitos achavam que estava extinto, mas depois de mais de 60 anos, um dos poucos mamíferos que botam ovos foi reencontrado

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade