Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Crianças pobres crescem com telas, enquanto ricos pagam milhares de dólares para que seus filhos leiam, diz relatório

1 ago 2025 - 09h09
(atualizado em 1/9/2025 às 16h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

De acordo com uma investigação do The New York Times, durante décadas, testes de inteligência mostraram um aumento constante nos níveis de alfabetização e raciocínio em países desenvolvidos, um fenômeno conhecido como efeito Flynn. No entanto, na última década, esse progresso desacelerou e começou a regredir. As quedas mais drásticas são observadas entre os setores mais pobres, onde as crianças apresentam níveis cada vez mais baixos de compreensão leitora.

Esse declínio coincide com a ascensão da cultura digital pós-alfabetizada: memes, vídeos curtos e plataformas como TikTok ou YouTube Shorts substituem a leitura de textos longos e complexos. O resultado é uma mudança nos hábitos cognitivos, pois, em vez de treinar a concentração e o pensamento crítico, forma-se um cérebro acostumado a "passar os olhos" e a saltar distraidamente entre estímulos.

A tela como equivalente cognitivo da junk food

A comparação com a comida faz sentido. Segundo o The New York Times, o consumo excessivo de mídias digitais funciona como alimentos ultraprocessados: é acessível, viciante e difícil de resistir. Assim como a obesidade se concentra nas camadas mais pobres, a "obesidade cognitiva" da distração permanente afeta sobretudo aqueles que não têm recursos culturais e econômicos para impor limites ao uso de dispositivos.

De fato, dados citados por Maryanne Wolf, especialista em alfabetização, mostram que crianças de famílias com renda inferior a US$ 35 mil por ano (cerca de R$ 190 mil) passam,...

Veja mais

Matérias relacionadas

A guerra pelo HDMI da sua TV: Roku ataca mercado brasileiro com novos sticks potentes e discretos

Pix do Brics: o que é, como funciona e eu vou poder usar pra comprar "brusinha"?

O arroz atingiu produção recorde em quase a mesma área cultivada; isso se tornou um problema para os agricultores

Na Suíça, você também liga a máquina de lavar, mas não quando quer: é assim que a lavanderia funciona em muitos apartamentos

Esse youtuber com 11 milhões de inscritos comprou uma Bugatti na Temu: o unboxing do carro não saiu como previsto

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade