PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

CPUs Intel Lunar Lake terão mais de 100 TOPS para IA

A Intel confirmou que a futura geração de CPUs Lunar Lake para notebooks terá o triplo de performance em IA, superando a barreira dos 100 TOPS

10 abr 2024 - 21h21
(atualizado em 11/4/2024 às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A Intel já havia confirmado que a futura geração de processadores Lunar Lake para notebooks teria o triplo de performance em IA do que os atuais Meteor Lake. Durante o Intel Vision 2024, a companhia constatou que as vindouras CPUs chegarão ao mercado com uma capacidade bem elevada, superando a barreira dos 100 TOPS (Trilhões de Operações Por Segundo).

Foto: Divulgação/Intel / Canaltech

Tal informação já era especulada na indústria, mas o salto de desempenho das CPUs deve ser marcante. Para comparação, a geração Meteor Lake tem 35 TOPS em sua estrutura. Os Ryzen Hawk Point, da AMD, possuem quase 40 desses recursos espalhados pelo sistema.

Vale notar que há uma distinção entre os TOPS gerais e os TOPS da NPU. Os gerais englobam todo o sistema, enquanto os de NPU consideram apenas as operações dentro dessa Unidade de Processamento Neural. Com um lançamento recheado assim, a expectativa é que somente a NPU dos Lunar Lake tenha cerca de 45 TOPs, deixando os outros 55 distribuídos pelo sistema.

Concorrência forte

Com muito poder de fogo, os Lunar Lake prometem o maior salto geracional com IA já visto. Contudo, a rival AMD também deve jogar duro nesse páreo. Em resposta ao Tom's Hardware, o time vermelho salientou que sua vindoura geração de processadores Strix Point deve ter algo em torno de 48 TOPS somente na NPU. Portanto, a quantidade máxima de TOPS do sistema deve igualar ou superar levemente as estruturas dos Lunar Lake.

Processadores Lunar Lake terão placas gráficas integradas com arquitetura Arc Battlemage (Imagem: Divulgação/Intel)
Processadores Lunar Lake terão placas gráficas integradas com arquitetura Arc Battlemage (Imagem: Divulgação/Intel)
Foto: Canaltech

Os futuros processadores da Intel vão equipar notebooks finos e leves, focando em eficiência energética e baixo aquecimento. Esses modelos trabalharão com melhorias na arquitetura desagregada, graças à tecnologia Intel Foveros, e atuarão com núcleos Lion Cove de performance e Skymont para os núcleos de eficiência.

Os processadores Intel Lunar Lake devem ser lançados apenas no fim de 2024.

Fonte: Tom's Hardware

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade