Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça a Gemma, nova IA de código aberto do Google

Modelo foi desenvolvido pelo Google DeepMind e outras equipes da empresa

21 fev 2024 - 15h47
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Google lançou Gemma, uma 'família de modelos de IA abertos, leves e de última geração' para democratizar o acesso à tecnologia de ponta e auxiliar na construção de IA de forma responsável.
Nova ferramenta é de código aberto e leve
Nova ferramenta é de código aberto e leve
Foto: Google

O Google lançou nesta quarta-feira (21) a Gemma, uma nova "família de modelos de intelgiência artificial (IA) abertos, leves e de última geração" voltada para a comunidade de desenvolvedores e pesquisadores.

A iniciativa visa democratizar o acesso à tecnologia de ponta e auxiliar na construção de IA de forma responsável.

Inspirada no Gemini, a nova ferramenta oferece aos desenvolvedores a oportunidade de explorar o potencial da IA sem a necessidade de infraestrutura robusta.

Os modelos de código aberto permitem que qualquer usuário inspecione, modifique e aprimore o código-fonte. Estão disponíveis nos tamanhos Gemma 2B e Gemma 7B, são pré-treinados e ajustados por instrução, tornando-os acessíveis para uso em laptops e desktops.

Gemma

A empresa destaca que a Gemma supera modelos significativamente maiores em benchmarks, além de oferecer melhor desempenho em comparação a outros modelos abertos.

O Google afirma que segurança também foi priorizada, com a remoção de informações pessoais dos dados de treinamento e o uso de técnicas de aprendizado de reforço para garantir comportamentos responsáveis.

Para auxiliar no desenvolvimento responsável de IA, o Google também introduziu o Kit de ferramentas de IA Generativa Responsável.

O kit inclui uma cartilha de depuração para investigar o comportamento dos modelos e um guia com práticas recomendadas, baseado na experiência do Google.

De acordo com o Google, empresas e desenvolvedores independentes podem utilizar a Gemma para criar diversos aplicativos de IA, especialmente em casos que exigem maior poder computacional do que os modelos abertos disponíveis atualmente.

A big tech planeja lançar novas variantes da Gemma no futuro, expandindo ainda mais as possibilidades de aplicação.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade