PUBLICIDADE

Gemini começa a substituir o Google Assistente no Android

Relatos indicam que o aplicativo do Google Assistente está sendo substituído pelo Gemini em celulares Android

21 fev 2024 - 11h13
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Diversos usuários do Reddit nos Estados Unidos relatam que o aplicativo do Google Assistente para Android se tornou Gemini por padrão. Isso quer dizer que se uma pessoa fizer um novo download do novo app de IA ou realizar uma atualização a partir da Play Store, "matará" a antiga assistente, que será substituída pela sua versão dotada de inteligência artificial.

Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

Dois "Geminis" em um só lugar

Com a mudança, o ícone que deveria ser do Google Assistente se apresenta como o símbolo do Gemini no celular. Porém, se o usuário fizer o download do app da IA pela loja online, há a possibilidade de acabar com dois "Geminis" no aparelho.

Os relatos surgiram após alguns membros da comunidade no Reddit realizarem atualizações em seus aparelhos da Samsung — mais precisamente no Galaxy S24 — e notarem a presença do ícone do Gemini mesmo sem nunca terem baixado o programa. Como isso causou estranheza, não demorou muito para discussões sobre a "morte" do Google Assistente começarem na rede social.

A imagem abaixo, publicada pelo site Android Authority, mostra os ícones duplicados do Gemini. Vale notar que esta não é a primeira vez que o Google duplica apps: quando migrou o Duo para o Meet, a empresa manteve dois apps de mesmo nome por um tempo nos celulares Android.

É possível notar os dois ícones do Gemini no celular (Imagem: Reprodução/Android Authority)
É possível notar os dois ícones do Gemini no celular (Imagem: Reprodução/Android Authority)
Foto: Canaltech

Por enquanto, esse fato curioso não ocorre no Brasil, já que o app do Gemini para Android ainda não foi lançado por aqui. Contudo, isso pode indicar que a Gigante de Buscas planeja de fato encerrar os trabalhos da assistente virtual e focar no modelo inteligente que já tomou o lugar do Bard como chatbot rival do ChatGPT.

Apesar da mudança notada por alguns usuários, o Google ainda não emitiu qualquer declaração oficial a respeito da transição. Porém, é possível especular que a empresa não deve se manifestar até que o app do Gemini esteja disponível mais mercados.

Gemini consegue até ensinar matemática

Lançado no dia 6 de dezembro de 2023, o Gemini é um modelo fundacional de inteligência artificial disponível nos celulares e computadores que funciona a partir de comandos multimodais — de voz, imagens, textos etc. O Google afirma que a tecnologia é treinada com base nos modelos próprios v4 e V5e dos chips TPU (Tensor Processing Units).

Em fevereiro de 2024, a marca Bard foi aposentada e o chatbot de IA da empresa também passou a se chamar Gemini. Além de responder questões do dia a dia, o Gemini também consegue ensinar matemática, criar códigos de programação e compreender desenhos feitos por humanos.

Vale lembrar que tanto o Gemini quanto o ChatGPT oferecem opções pagas e com mais recursos para os usuários. Assim, a disputa para ver quem oferece a melhor inteligência artificial parece estar em um momento importante na indústria.

Fonte: Android Authority

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade