PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cometa é descoberto e destruído no eclipse solar

Um cometa ficou visível durante o eclipse solar desta segunda (8), mas o objeto se aproximou tanto do Sol que acabou se desintegrando

10 abr 2024 - 18h03
(atualizado às 20h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Um pequeno cometa foi descoberto, fotografado e destruído durante o eclipse solar na segunda-feira (8) — sim, tudo aconteceu em apenas 24 horas. Segundo especialistas, eventos do tipo são incomuns. 

Foto: NASA/SDO / Canaltech

A semana começou com a Lua escondendo o Sol temporariamente, formando um eclipse solar total visível em partes do México, Estados Unidos e Canadá. Fora destas regiões, bem como na Estação Espacial Internacional, o eclipse observado foi parcial. 

Antes do evento começar, o astrônomo amador Worachate Boonplod percebeu que o observatório Solar and Heliospheric Observatory (SOHO), da NASA, registrou uma pequena disrupção. Ali, ele encontrou um cometa que foi chamado de SOHO-5008. 

Depois, Karl Battams, astrofísico e cientista computacional do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, comentou em uma publicação no X, o antigo Twitter, que é bastante raro observar em solo cometas rasantes como este. Cometas deste tipo ficam 10 vezes mais próximos do Sol do que Mercúrio.

Cometa rasante detectado pelo SOHO em 2021 (Imagem: Reprodução/NASA)
Cometa rasante detectado pelo SOHO em 2021 (Imagem: Reprodução/NASA)
Foto: Canaltech

Ainda, ele acrescentou que o SOHO-5008 poderia ficar visível durante o eclipse solar total — e acertou.

Conforme a sombra da Lua passou por Nova Hampshire, nos Estados Unidos, o astrônomo amador Lin Zixuan fotografou o cometa. A foto não mostra o objeto com uma cauda vasta, como aconteceu nas imagens de cometas como  o 12P/Pons-Brooks, mas sim como um ponto pequeno e de brilho fraco no céu.

As observações não duraram muito tempo. Naquele dia, os astrônomos acabaram perdendo o rastro do SOHO-5008 porque, provavelmente, ele se aproximou demais do Sol e foi desintegrado. Como poucos dados foram coletados, os pesquisadores não sabem ao certo o tamanho do cometa e nem a qual distância ele ficou do Sol.

Apesar de a detecção do SOHO-5008 ser incomum, este não foi o primeiro objeto do tipo fotografado durante um eclipse. Em 2020, o cometa C/2020 X3 (SOHO-3524) foi registrado viajando em direção ao Sol enquanto um eclipse acontecia.  

Fonte: SpaceWeather

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade