PUBLICIDADE

Cientistas tentam decifrar mistério de múmia egípcia com "coração" de ouro

Pesquisadores usam impressão 3D para analisar objeto misterioso no peito de múmia

24 jan 2023 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários
"Coração" de ouro intriga cientistas
"Coração" de ouro intriga cientistas
Foto: Divulgação/SN Saleem, SA Seddik, M el-Halwagy

Um "segundo coração" feito de ouro foi encontrado em uma múmia egípcia que não era estudada desde 1916. A partir de uma tomografia, pesquisadores da Universidade de Cairo puderam encontrar o objeto e mais outras dezenas de amuletos embalados junto ao túmulo de mais de 2.300 anos. 

A múmia, que estava há anos no porão do Museu Egípcio no Cairo, é de cerca de 300 a.C., do período ptolomaico. Junto com a tomografia, imagens de raio-x mostraram que, além dos tecidos moles, o sarcófago abruga 49 amuletos de mais de 20 tipos diferentes.

Além de um escaravelho dourado de três centímetros na cavidade torácica da múmia, simbolizando um coração, os cientistas descobriram uma língua dourada dentro da área da boca do crânio, um amuleto em forma de dois dedos ao lado da coxa esquerda e outros itens religiosos feitos de ouro, pedras semipreciosas e cerâmicas. 

Múmia foi dividida digitalmente em quatro etapas
Múmia foi dividida digitalmente em quatro etapas
Foto: SN Saleem, SA Seddik, M el-Halwagy

Para conseguir "segurar" o "segundo coração" sem danificar a múmia, pesquisadores utilizaram as imagens para reconstruir o escaravelho por meio de uma impressora 3D.

“O grande amuleto de escaravelho de coração dourado é realmente incrível, especialmente depois que o imprimi e consegui segurá-lo em minhas mãos”, diz Sahar Saleem, pesquisadora envolvida no estudo. 

“Havia marcas gravadas na parte de trás do amuleto impresso em 3D que poderiam representar inscrições e feitiços.”

O artefato no peito do falecido era comum nas tradições da época, segundo os cientistas. No Livro Egípcio dos Mortos, manual funerário utilizado pelos egípcios antigos, existem trechos que afirmam que o escaravelho é necessário para silenciar o coração quando o falecido for julgado pelos deuses, no caminho da vida após a morte.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade