Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas peruanos apresentam fóssil raro de crocodilo de 12 milhões de anos

Paleontólogos apresentaram o fóssil de um jovem crocodilo marinho, com idade entre 10 e 12 milhões de anos

29 nov 2024 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Fóssil de um jovem crocodilo marinho de 10-12 milhões de anos é encontrado em excelente estado de conservação no deserto de Ocucaje, Peru, fornecendo novos insights sobre a variedade de vida marinha durante o Mioceno.
Paleontólogos revelam o fóssil de um jovem crocodilo marinho datado de 10 a 12 milhões de anos descoberto no Peru
Paleontólogos revelam o fóssil de um jovem crocodilo marinho datado de 10 a 12 milhões de anos descoberto no Peru
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira 27), paleontólogos apresentaram o fóssil de um jovem crocodilo marinho, com idade entre 10 e 12 milhões de anos, encontrado em um deserto peruano. O esqueleto do crocodilo gavial, que media aproximadamente três metros, foi encontrado no final de 2023 em excelentes condições no deserto de Ocucaje, no Peru, aproximadamente 350 km ao sul da capital Lima.

A identificação do crocodilo gavial em Ocucaje é crucial para a paleontologia, uma vez que fornece novos insights sobre a variedade de vida marinha durante o Mioceno, época em que o clima da região era significativamente mais quente e úmido do que é hoje.

A descoberta do esqueleto em excelente estado de conservação indica que o animal pode ter morrido rapidamente em um ambiente de excepcional preservação, como uma antiga lagoa ou estuário. Esta descoberta também ajuda os pesquisadores a compreender de forma mais aprofundada a evolução dos crocodilos marinhos e suas adaptações ao impacto ambiental.

O paleontólogo de vertebrados Mario Gamarra em uma entrevista coletiva, explicou que: "Esta é a primeira vez que encontramos um jovem desta espécie, ou seja, ele ainda não tinha atingido seu tamanho máximo. Ele morreu antes disso". 

Segundo Gamarra, os crânios e mandíbulas desses exemplares eram diferentes dos crocodilos e jacarés contemporâneos. "Eles tinham um focinho alongado e sua dieta era inteiramente piscívora, alimentando-se de peixes", "O parente atual mais próximo desse crocodilo seria o gavial indiano", acrescentou Mario

O Instituto Geológico, Mineiro e Metalúrgico do Peru, juntamente com a escola La Union, foi o responsável pela descoberta.

O deserto de Ocucaje, localizado no Peru, possui uma grande quantidade de fósseis, incluindo baleias anãs de quatro patas, golfinhos, tubarões e outras espécies do Mioceno (entre 5 e 23 milhões de anos atrás) que foram encontradas anteriormente.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade