Veja placas tectônicas em movimento: vídeo resume 1 bilhão de anos em 1 minuto

Vídeo feito pela Universidade de Sydney simula o impressionante movimento das placas tectônicas no último bilhão de anos em apenas quarenta segundos

10 out 2022 - 12h34

Um novo modelo computacional criado por cientistas da Universidade de Sydney simula detalhadamente um bilhão de anos de movimento das placas tectônicas do planeta em menos de um minuto.

O resultado do modelo, um dos mais completos até hoje, pode ser visto no vídeo abaixo:

De acordo com o geocientista Michael Tetley, "pela primeira vez um modelo completo foi construído, incluindo todas as fronteiras." Além de considerar o movimento das placas por si só, a pesquisa simulou como elas interagem umas com as outras.

Embora o movimento dessas gigantes fatias da Terra seja da ordem de centímetros por ano, quando se trata de um período tão longo, ele é suficiente para que uma delas viaje por todo o planeta. "Elas se deslocam na velocidade em que unhas crescem, mas quando concentramos um bilhão de anos em 40 segundos, uma dança hipnotizante é revelada. Oceanos se abrem e se fecham, continentes se juntam e se separam", explicou.

Foto: Imagem: Jelle de Gier/Unsplash / Canaltech

Enquanto as placas tectônicas se movem, elas afetam fatores como o clima, a distribuição de seres vivos e a atividade de vulcões.

Estudos sobre as placas tectônicas

Ainda não se sabe ao certo quando e como as placas tectônicas se formaram, mas estudos como este ajudam os cientistas a entender cada vez mais a evolução do nosso planeta.

A equipe responsável pelo modelo espera que este trabalho contribua não só para outros desta área, mas também em outros campos de pesquisa que também se relacionam com o movimento de placas, como o da evolução dos seres vivos.

O artigo completo sobre o estudo foi publicado na revista Earth-Science Reviews.

Fonte: Earth-Science Reviews Via: ScienceAlert