Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se o feminismo for legalizado, isso se tornará comum: lagartos lésbicas se reproduzem sem necessidade de macho

Todas as lagartos rabo-de-chicote são fêmeas e conseguem se reproduzir entre si simulando o acasalamento

27 nov 2025 - 09h54
(atualizado às 19h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Você sabia que existe uma espécie de lagarto LGBTQIA+? É isso mesmo que você leu! Conhecidas como caudas-de-chicote, essa espécie de lagarto vive entre o México e o sudoeste dos Estados Unidos, em desertos, pastagens e matagais. E diferente de outras espécies de lagartos, a cauda-de-chicote não precisa de um lagarto macho para procriar. Surpreendente, elas fazem isso sozinha. 

Espécie de lagartas lésbicas não precisam de macho para procriar 

No reino animal, os rituais de acasalamento normalmente são realizados entre um macho e uma fêmea. Mas você sabia que existem espécies que fogem à exceção? Esse é o caso do lagarto cauda-de-chicote, chamado assim por possuir uma cauda longa e fina bem semelhante a um chicote. Essa é uma espécie híbrida de lagartos em que só há fêmeas, então elas acabam se reproduzindo sem ter nenhum tipo de contato com um macho.

Esse processo é conhecido como partenogênese, uma forma de reprodução assexuada em que o organismo se desenvolve a partir de um óvulo não fertilizado. No entanto, o detalhe que chama mais atenção nas lagartos cauda-de-chicote é que, apesar de não precisar do material genético de outro lagarto para reproduzir, os lagartos dessa espécie não dispensam o ritual de acasalamento. Isso significa que duas fêmeas reproduzem o ato sexual desempenhado entre lagartos machos e fêmeas. 

E pelo que tudo indica, ele é significativamente importante para a reprodução da espécie. Estudos já revelaram que essa estimulação sexual, em que ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Bichos paramédicos: quando um rato fica inconsciente, outro rato sabe exatamente o que fazer

Baterias feitas de fezes e urina: a descoberta inesperada da Universidade de Córdoba que pode mudar as regras da fabricação de baterias para carros elétricos

"Não são NPCs": Oxford é criticada por esconder nomes de pesquisadores da Indonésia em pesquisa de 13 anos

A China conseguiu algo inacreditável: reduzir para um segundo a produção de armas a laser e peças para carros elétricos

Este naufrágio renascentista está congelado no tempo a 2.570 metros de profundidade e é uma das descobertas do século

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade