PUBLICIDADE

Quanto tempo vive um gato?

A expectativa de vida de um gato depende de muitos fatores, incluindo saúde, dieta e ambiente. A raça também é um dos fatores que fazem parte desse cálculo

26 jul 2022 - 22h42
(atualizado em 27/7/2022 às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é uma tarefa fácil estabelecer a média de quanto tempo vive um gato, mas muitos especialistas já tentaram. Com as melhorias na nutrição e na medicina veterinária, incluindo vacinas e agentes terapêuticos, os felinos passaram a viver mais de 15 anos e, em alguns casos, chegam a ultrapassar as duas décadas.

A expectativa de vida de um gato depende de muitos fatores, incluindo saúde, dieta e ambiente, mas se estiver se perguntando quanto tempo vive um gato doméstico, podemos estimar que é de 12 a 14 anos, em média. Vale ressaltar que a raça também é frequentemente considerada um fator na determinação desse cálculo.

O recorde mundial do gato mais velho é de Crème Puff, do Texas (EUA), que viveu até os 38 anos e três dias, a maior longevidade de qualquer gato doméstico conhecido! No entanto, viver até essa idade é incrivelmente raro.

A boa notícia é que os avanços nos cuidados veterinários e a conscientização sobre o bem-estar dos gatos significam que os gatos domésticos estão vivendo mais do que costumavam. De acordo com um relatório da organização Cats Protection, quase metade (43%) dos gatos do Reino Unido são considerados "velhos".

Quanto tempo em média vive um gato

Foto: Pacto Visual/Unsplash / Canaltech

Embora não haja garantia de que um gato viverá uma vida longa e saudável, algumas raças são conhecidas por viver mais do que outras. Siameses, birmaneses e ragdolls são apenas algumas dessas raças. Vale ressaltar que esses felinos passam por seis estágios de vida à medida que crescem e começam a ser considerados "jovens senhores", quando atingem sete anos. No entanto, os gatos normalmente não começam a desacelerar até atingirem o estágio sênior, aos 11 anos de idade.

Além disso, gatos que saem ao ar livre são mais propensos a enfrentar riscos como atropelamentos, brigas com outros animais, maus tratos e demais perigos que podem impactar sua expectativa de vida. No entanto, eles também tendem a fazer mais exercícios, pois têm mais espaço para passear, o que ajuda a mantê-los em forma.

Atualmente, há evidências limitadas para sugerir que a adoção de um estilo de vida interno ou externo resulta em uma vida útil significativamente longa. Se você mantiver seu gato dentro de casa , ele precisará de mais oportunidades para se exercitar com brinquedos divertidos que possam perseguir. Contudo, se deixar seu gato livre para passear por aí, ele enfrenta todos os riscos citados acima, somados à maior possibilidade de se infectarem com doenças altamente transmissíveis entre gatos que vivem na rua.

Embora não exista uma expectativa exata de quanto tempo vive um gato — há apenas estimativas —, os especialistas recomendam alguns hábitos para aumentar a expectativa de vida do animal, como: castrá-los, levá-los a exames veterinários regulares, vaciná-los, incentivá-los a fazer exercícios físicos e alimentá-los com uma dieta saudável.

Fonte: The Vets of East Texas, Cats Protection, VetWest

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade