PUBLICIDADE

Quais as diferenças entre pato, marreco, ganso e cisne?

Estas aves aquáticas podem ser diferenciadas principalmente pelo tamanho. O cisne é a maior de todos e, em ordem decrescente, estão o ganso, o pato e o marreco

17 ago 2022 - 04h00
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Patos, marrecos, gansos e cisnes são algumas das mais conhecidas aves aquáticas, associadas por terem penas impermeáveis, a capacidade de nadar e, em alguns casos, realizar longos voos migratórios. Após o processo de domesticação humana, estes animais podem ser encontrados em praticamente todas as partes do globo.

Em comum, o pato, o marreco, o ganso e o cisne pertencem à família Anatidae e, por isso, compartilham tantas semelhanças entre si. Apesar disso, eles se diferenciam em subfamílias, gêneros e, principalmente, espécies.

Foto: Bilanol/Envato Elements / Canaltech

Para um bom observador, é simples identificar as diferenças entre eles, como veremos a seguir. Na ficção, um dos exemplos clássicos dessa distinção é a história do Patinho Feio, escrita pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen. Na fábula, o animal — que é, na verdade, um cisne — sofre por não ser semelhante aos seus supostos irmãos, os patos.

O que é um pato?

Entre estas aves aquáticas, os patos são o tipo de animal mais popular na natureza. Isso porque são cerca de 90 espécies diferentes que compõem a subfamília Anatinae. As principais características desse grupo de espécies são o bico achatado, a capacidade de nadar e de percorrer longas distâncias. Em média, estes animais têm até 80 cm de comprimento e, dificilmente, pesam mais que 6 kg.

Entre as espécies mais populares de patos, estão:

  • Anas platyrhynchos domesticus, também conhecido como pato-doméstico: é aquele todo branco, com o bico alaranjado, mas existem também algumas variações de plumagem;
  • Anas platyrhynchos, popularmente chamado pelo nome de pato-real;
  • Aix galericulata, conhecido também pelo nome de pato-mandarim: é a primeira imagem incluída no texto sobre essas aves aquáticas e pode ser identificado por suas penas bastante coloridas.

Como identificar um marreco?

Quando pensamos em marrecos, as formas de distinção são bastante limitadas e alguns biólogos os consideram apenas como espécies específicas de patos. Isso porque o marreco divide a mesma subfamília do pato, a Anatinae.

Entre as diferenças, esta a questão é o tamanho, já que este tipo de animal costuma medir menos de 50 cm, sendo significativamente menor que o seu primo pato. De forma geral, as penas da cauda dos marrecos são viradas para cima, como se fossem uma vírgula. "Ao contrário do marreco, o pato tem penas lisas na cauda e postura mais horizontal", explica Roberto Dias, especialista em avicultura, para a revista Avicultura Industrial.

Para exemplificar os diferentes tipos de marrecos, vale destacar os dois seguintes exemplares:

  • Netta erythrophthalma, popularmente conhecido como paturi-preta;
  • Dendrocygna viduata, também conhecido como irerê.

O que é um ganso?

Diferente dos patos e dos marrecos, os gansos são da subfamília Anserinae e que, curiosamente, é a mesma dos cisnes. Segundo a Encyclopedia Britannica, os gansos estão divididos em dois grandes gêneros: Anser, com penas cinzas ou brancos, e Branta, com penas pretas.

Na maioria dos casos, os gansos vivem em locais de água doce, como lagos e rios, medem até 1,8 m e pesam cerca de 4,5 kg. Normalmente, estas espécies vivem em bandos e, quando voam, se organizam de tal forma que compõem uma letra "V" no céu.

Para conhecer mais exemplos deste tipo de animal, os gansos mais comuns são:

  • Anser anser, popularmente conhecido como ganso-comum-ocidental ou ganso-bravo;
  • Anser cygnoides, também chamado por ganso-africano ou ganso-chinês;
  • Branta canadensis, conhecido como ganso-canadense.

Quais as características do cisne?

O cisne é a maior entre estas quatro aves aquáticas, podendo chegar até 3 m, e o peso costuma variar entre 6 kg até 15 kg. Como os gansos, é da subfamília Anserinae, mas pertence exclusivamente ao gênero Cygnus.

Além do peso e da altura, os cisnes são conhecidos pelo porte majestoso e pelo pescoço alongado. Além disso, a Encyclopedia Britannica detalha que estas aves estão entre as que mais rápido conseguem se mover na água e no ar dentro do grupo.

Entre as espécies de cisnes, estes são os mais reconhecidos:

  • Cygnus olor, simplesmente conhecido como o cisne-branco: é o exemplo mais famoso do animal, marcado por ter todas as penas brancas e o bico é alaranjado;
  • Cygnus melancoryphus, popularmente conhecido como cisne-de-pescoço-preto;
  • Cygnus buccinator, também chamado como cisne-trombeteiro: neste animal, o bico e a cabeça são pretas, enquanto todo corpo é branco.

Quais as diferenças entre patos, marrecos, gansos e cisnes?

A principal diferença entre patos, marrecos, gansos e cisnes está na subfamília a qual pertencem e os gêneros identificados com cada uma deste tipo de ave aquática. Além desse ponto mais técnico, esses animais podem ser facilmente distinguidos pelo tamanho médio total ou de seus pescoços.

Segundo o site Perito Animal, uma boa técnica para distinguir essas aves é exatamente o tamanho do pescoço. "Neste sentido temos, do mais longo para o mais curto, primeiro o cisne, depois o ganso e por último o pato", detalha artigo. Em último lugar, estaria o marreco, que é considerado o menor de todos.

Além disso, tanto gansos quando cisnes têm um aspecto em comum: estes animais tendem a ser monogâmicos, ou seja, escolhem um único parceiro para toda a vida. Entre os patos e marrecos, este dificilmente é o comportamento padrão.

Fonte: Perito Animal, Avicultura Industrial e Encyclopedia Britannica (1), (2) e (3)    

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade