Estudo indica caminho para vacina universal contra gripe

22 mai 2013 - 14h09

Cientistas apresentaram nesta quarta-feira em artigo na revista Nature uma potencial vacina universal contra a gripe. Segundo os pesquisadores, testes em furões indicam que a substância é mais potente e "hábil" em neutralizar diferentes tipos de vírus influenza que as vacinas atualmente utilizadas, já que ataca uma proteína comum a todas as cepas dos causadores da doença.

"Os vírus influenza são uma significante ameaça ao público e um fardo aos sistemas globais de saúde. Cada ano, as vacinas (contra os) influenza precisam ser rapidamente produzidas para combinar com os vírus circulantes, um processo forçado por uma tecnologia datada e vulnerável a cepas que emergem de humanos e de animais", diz o artigo dos pesquisadores do Centro Nacional de Vacina dos Estados Unidos.

A nova vacina foi criada a partir da fusão genética entre a hemaglutinina, uma proteína imunológica presente nos vírus, e a ferritina, uma proteína que naturalmente forma nanopartículas. O resultado foi a criação de uma nanopartícula com oito protuberâncias e que inibiu a ação da hemaglutinina, uma substância que está presente em todos os vírus da gripe.

"Estas nanopartículas não apenas tiveram as propriedades físicas desejadas, mas também aumentaram a potência e o espaço de respostas de anticorpos neutralizantes comparados à TIV, a atual vacina comercializada (...) Apesar de não ser ainda uma vacina universal contra o influenza, estas nanopartículas fornecem um grande incremento na proteção contra o influenza ao provocar potentes anticorpos neutralizantes contra um grande espectro dos vírus H1N1", diz o artigo. "A tecnologia de nanopartículas-HA, assim, representa a fundação de uma nova geração de vacinas contra influenza e pode ser adaptada para criar vacinas análogas para uma larga variedade de patógenos."

Fonte: Terra