Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inédito: alinhamento de cinco planetas será visto da Terra na próxima semana

O fenômeno acontecerá no final de março e, embora especialistas recomendem o uso de binóculos ou telescópios, eles ressaltam que alguns planetas podem ser vistos a olho nu.

22 mar 2023 - 14h48
Compartilhar
Exibir comentários

De 25 a 30 de março, os planetas Júpiter, Mercúrio, Vênus e Urano podem ser observados em alinhamento com a Terra.  Embora os planetas não formem uma linha reta na direção do Sol, esses corpos celestes, como a Lua, podem ser observados formando um arco logo após o pôr do sol.

(
(
Foto: Canva / Perfil Brasil

O melhor momento para observar o fenômeno será durante a noite de 28 de março , embora nem todos possam ser vistos a olho nu.

Visível com ou sem telescópio?

Planetas como Vênus, o mais brilhante entre eles, Marte, com seu famoso tom alaranjado, ou Júpiter, o maior do sistema solar , serão facilmente visíveis, segundo especialistas.

"Vênus e Júpiter são muito brilhantes e fáceis de distinguir e você já deve tê-los visto juntos nas últimas semanas", disse Beth Biller, astrofísica da Universidade de Edimburgo, ao Daily Mail .

No entanto, os planetas Urano e Mercúrio poderão ser visto, provavelmente, apenas com binóculos ou telescópios, com céu claro, sem obstruções como árvores ou edifícios e com o mínimo de poluição luminosa possível.

"Mercúrio é mais complicado. Você precisa estar em um lugar escuro com uma visão clara do horizonte se quiser vê-lo. Urano é o mais fraco e mais difícil de ver; você precisará de binóculos ou telescópio para observá-lo, " afirma.

*  Confira a reportagem completa em Perfil.com

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade