PUBLICIDADE

Impacto que matou os dinossauros causou um megaterremoto no planeta

Evidências mostram que, além da extinção em massa, o asteroide que dizimou os dinossauros gerou um terremoto 50 mil vezes mais forte que o da Indonésia em 2004

11 out 2022 - 16h22
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Novas evidências mostram que o asteroide que atingiu a Terra 66 milhões de anos atrás, levando os dinossauros à extinção, iniciou ainda um "megaterremoto" que balançou o planeta por semanas — ou até meses. Estima-se que a energia liberada no abalo tenha sido 50 mil vezes maior que a do terremoto que atingiu a Indonésia em 2004, de magnitude 9,1.

Esta nova descoberta sobre o impacto já muito estudado aconteceu graças ao trabalho de um pesquisador na ilha de Gorgonilla, na Colômbia. O geólogo Hermann Bermudez encontrou lá pequenas esferas de vidro e estruturas chamadas de tectitos depositados de forma que apenas um tremor de tal intensidade deixaria.

O calor e a pressão liberados quando um grande asteroide atinge a Terra faz com que fragmentos da superfície derretam e sejam lançados na atmosfera. Quando estes fragmentos voltam a se solidificar, eles ganham a aparência de gotas escuras de vidro, os tais tectitos.

Foto: 12222786/Pixabay / Canaltech

Observando a distribuição dos tectitos no fundo do oceano que toca a ilha de Gorgonilla, 3000 quilômetros ao sul do local que o asteroide atingiu, Bermudez concluiu que o tremor deve ter durado de semanas a meses.

Para validar sua hipótese, o geólogo visitou também outros locais em que é possível ver com clareza a fronteira K-Pg: formações rochosas com duas camadas correspondentes aos períodos Cretáceo e Paleogeno (antes e depois do impacto). Seu estudo o levou aos Estados Unidos e ao México, onde foi possível verificar deformações em rochas condizentes com o impacto do mega terremoto.

O resultado desta pesquisa foi apresentado em congresso da Geological Society of America.

Fonte: Geological Society of America Via: Space Daily

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade