IBGE: relevo da Amazônia é predominantemente irregular
A ideia generalizada de que a Amazônia tem o terreno predominantemente plano foi desmentida nesta sexta-feira, com o lançamento de um banco de dados que revela que 74% da maior floresta do mundo está situado em áreas de relevo irregular, como montanhas, depressões e colinas. Apenas 7% dos cerca de 5 milhões de km² que compreendem a chamada Amazônia Legal no Brasil tem relevo totalmente plano, segundo as informações do banco de dados lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E 16,3% da área amazônica em terreno irregular pode ser considerada acidentada, ou seja, como área de grande inclinação e muito vulnerável à erosão, principalmente em caso de desmatamento. "Com o estudo, percebemos que a região amazônica tem uma variedade de relevo muito superior ao que pensávamos", explicou o coordenador de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE, Trento Natali Filho.
As informações do Banco de Dados Digital de Geomorfologia da Amazônia Legal podem ser consultadas gratuitamente no site do IBGE e incluem mapas topográficos em cada centímetro, que representa 2,5 km da Amazônia, na escala. O objetivo do projeto é oferecer material para novos estudos sobre a Amazônia, facilitar o ordenamento territorial e servir de ferramenta para o planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da região, segundo Natali Filho.
O estudo revela que apenas 13% da área da Amazônia tem um relevo que seria recomendável para áreas de agricultura, o que não significa que sua terra seja fértil ou que o terreno seja propício para a produção mecanizada. Além disso, indica que 14% das áreas são vulneráveis a inundações temporárias, o que pode tornar qualquer projeto de ocupação inviável.
O banco de dados sobre o relevo da Amazônia se soma a outro que o IBGE tinha lançado em 2008 sobre a vegetação da região e será complementado com um sobre o solo e a geologia que será lançado em 2010. Os dados foram elaborados com base nos últimos mapas da região, imagens de satélite e estudos atualizados de diversas entidades públicas e privadas.