Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiquei decepcionado com nosso comportamento no pós-pandemia, diz Marcelo Gleiser

Na Rio Innovation Week, o físico de renome global ressaltou que a humanidade deveria ter aprendido mais a respeitar a natureza após a covid-19, mas faltou humildade

13 ago 2025 - 22h20
(atualizado em 13/8/2025 às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Marcelo Gleiser, físico ganhador do prêmio Templeton, revelou ter se decepcionado com a humanidade após a pandemia de covid-19. Durante sua palestra na Rio Innovation Week, evento de inovação que tem o Estadão como parceiro de mídia, Gleiser afirmou que os seres humanos precisam se conectar mais com a natureza e evitar a lógica que ela está aqui para nos servir como quisermos.

"Fiquei um pouco decepcionado com o nosso comportamento pós-pandemia. Sentimos na pele um vírus minúsculo que paralisou a humanidade durante um tempão. Pensei que aprenderíamos a lição. Mas falta humildade na humanidade", disse Gleiser.

O físico também falou sobre a importância de evitar o endeusamento da ciência como solução para todos os males, especialmente quando falamos de mudanças climáticas.

"(Há quem pense que) a ciência vai nos salvar e resgatar a sustentabilidade para continuarmos no planeta. Mas isso é um grande erro. A ciência está acoplada ao poder econômico e político. Não é uma santa, separada de outras coisas da sociedade. Essas soluções seriam produtos de mercado, e hoje não existe uma solução perfeita para o problema energético ou ambiental", disse.

Gleiser refletiu também sobre o impacto que cada pessoa tem no cuidado ao meio ambiente, que pode ser reduzindo a produção de resíduos individualmente durante a vida ou aumentando o contato com a natureza no cotidiano.

Para o físico, é importante manter o otimismo e acreditar que existe uma rede global de pessoas que também faz a sua parte no cuidado com o meio ambiente e que isso, apesar de parecer pequeno, tem impacto significativo. "Não podemos deixar de ter fé na humanidade ou estaremos desistindo da nossa própria humanidade", afirmou.

Gleiser acredita que uma das formas de conseguir estimular o contato com a natureza e a sua preservação no dia a dia é por meio da internet. "Podemos criar memes que se espalham pelo mundo. Essa é uma maneira de usar a rede social para ser amplificadora de uma visão de mundo para otimista", disse o físico.

Ele ressaltou ainda que os cuidados com o meio ambiente não se opõem ao lucro das empresas, e que há caminhos para gerar ganhos financeiros com sustentabilidade, com a economia circular. Mas falta mais ousadia dos empreendedores.

"Existe uma maneira de fazer isso de forma consciente. Mas é preciso ter coragem de fracassar e errar porque isso faz parte da inovação. São poucos os CEOs que têm assumido esse risco", disse Gleiser.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade