PUBLICIDADE

Veja a ISS passando em frente à Lua em novas fotos

O astrofotógrafo Andrew McCarthy capturou fotos impressionantes, que mostram a Estação Espacial Internacional e a região de Oceanus Procellarum, na Lua

15 set 2023 - 14h11
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O astrofotógrafo Andrew McCarthy capturou uma foto impressionante, que mostra a Estação Espacial Internacional (ISS) passando em frente à Lua. Ele divulgou a imagem em uma publicação no X, o antigo Twitter.

Foto: viledevil/Envato / Canaltech

"Estou maravilhado em compartilhar a foto com a maior aparência de ficção científica que já capturei: aqui está a Estação Espacial Internacional contra o fundo de Oceanus Procellarum na Lua", escreveu ele, na publicação.

Em outra postagem, Andrew trouxe um vídeo que mostra o trânsito do laboratório orbital pelo disco lunar — que, claro, foi desacelerado para permitir a observação do movimento:

Mesmo desacelerado, o movimento da ISS no vídeo ainda é bastante rápido, afinal, o laboratório orbital se move ao redor da Terra a 28 mil km/h, a cerca de 400 km de altitude. A velocidade é tanta que a

estação completa uma órbita ao redor da Terra

a cada 90 minutos, o que faz com que os astronautas a bordo vejam o Sol nascer e se pôr 16 vezes por dia.

Nas imagens, o laboratório parece sobrevoar Oceanus Procellarum, a área escura que se estende por mais de 2.500 km. A região também é conhecida como Oceano das Tormentas, e teorias antigas sobre sua formação sugeriam que o local foi formado pelo impacto de um asteroide. Estudos mais recentes apontam que, na verdade, ela nasceu de processos ocorridos sob a superfície lunar.

Em 2021, a missão Chang'e 5, da China, trouxe à Terra amostras obtidas de Oceanus Procellarum. Ao analisar o material, cientistas descobriram que as rochas têm cerca de 1,9 bilhões de anos, o que indica que a atividade vulcânica na Lua foi mais duradoura do que se pensava.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade