Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espaço

Veículo espacial de carga Cygnus pronto para deixar ISS

21 out 2013 - 21h41
Compartilhar

A cápsula de carga Cygnus, construída pela empresa Orbital Sciences Corporation, está pronta para abandonar a Estação Espacial Internacional (ISS) nas primeiras horas desta terça-feira e ser incinerada ao entrar na atmosfera da Terra, informou a Nasa nesta segunda.

A Cygnus deve desatracar da ISS às 10H00 GMT (08H00 Brasília) desta terça e se afastará da estação cerca de 90 minutos depois.

"Os engenheiros da Orbital realizarão uma série de manobras para mover a Cygnus em direção a sua destruição na atmosfera da Terra", anunciou a Nasa.

A Orbital assinalou que a Cygnus ingressará na atmosfera às 18H18 GMT (16H18) sobre o Oceano Pacífico, a leste da Nova Zelândia.

Cygnus levou à ISS 590 quilos de mercadorias e equipamentos, entre os quais comida e roupas para os seis integrantes da tripulação, chamada Expedição 37 e composta de três russos, dois americanos e um italiano.

Foi o primeiro voo à ISS da Orbital, uma das duas empresas privadas que a Nasa selecionou, junto com a SpaceX, para fazer o transporte aeroespacial para a Estação Espacial Internacional.

Em maio de 2012, a SpaceX foi a primeira empresa privada a atracar sua nave, a Dragon, na ISS. Em seguida, fez dois voos com materiais para a Estação Espacial.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra