PUBLICIDADE

Estação Espacial Internacional tem um "cheiro peculiar", diz astronauta

Segundo Samantha Cristoforetti, odor trouxe lembranças de sua primeira missão a bordo da ISS, em 2014, mas "sumiu" em alguns dias, após ela se acostumar

29 jul 2022 - 14h12
(atualizado às 16h03)
Ver comentários

Imagine um ambiente permanentemente fechado, habitado continuamente por humanos há mais de 20 anos. Esta é a Estação Espacial Internacional, onde os cheiros acumulados dão origem a um odor "peculiar", nas palavras da astronauta italiana Samantha Critstoforetti.

Foto: ESA/NASA / Canaltech

Em vídeo postado no TikTok e Twitter, a astronauta responde a uma seguidora, que pergunta: "Qual o cheiro da estação espacial internacional? Vocês têm ar condicionado?"

Segundo Cristoforetti, assim que chegou à estação, em Abril deste ano, o "odor peculiar" imediatamente trouxe à tona lembranças de sua primeira missão no espaço, entre 2014 e 2015. Ela não detalhou o cheiro, mas afirma que após um ou dois dias se acostumou a ele e agora não consegue mais detectá-lo.

Isso não quer dizer que a ISS é inodora: a astronauta aponta alguns lugares fedorentos, como onde são guardados os barris com "resíduos sólidos" dos banheiros (sim, é o que vocês estão pensando), bem como o evaporador que extrai água da urina dos tripulantes para que possa ser reciclada.

"Fora isso, a estação espacial tem um cheiro bastante agradável", afirmou a astronauta.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade