PUBLICIDADE

Céu de fevereiro | Conjunções de Marte e Vênus são destaque deste mês

No mês de fevereiro, os planetas Marte e Vênus farão conjunção em duas ocasiões, pouco antes do amanhecer. Confira os horários e como observar os eventos

1 fev 2024 - 02h07
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de fevereiro oferece poucos eventos astronômicos, mas não vai decepcionar os entusiastas das conjunções planetárias. Em duas datas diferentes, Marte e Vênus vão aparecer em aproximações relativamente raras.

Foto: Jonatan Pie/Unsplash / Canaltech

Eventos astronômicos de fevereiro

Os protagonistas do mês são Marte e Vênus, que vão estar mais visíveis nos fins das madrugadas. Por isso, vai ser necessário um pouco de disposição para acordar mais cedo, ou para ficar acordado até o nascer do Sol.

Caso você tenha câmera fotográfica ou um celular com boa câmera, vale a pena tentar capturar as duas conjunções. Se não tiver experiência em astrofotografia amadora, sem problemas: a dica é treinar algumas noites antes dos eventos para descobrir as melhores configurações do equipamento para obter resultados satisfatórios quando o grande momento chegar.

Aproximação entre Marte e Lua (08/02)

No final da madrugada, a Lua vai nascer ao lado do Planeta Vermelho, subindo acima do horizonte pouco antes do amanhecer. Para observar os objetos, é preciso que o horizonte esteja livre de obstáculos.

Os três planetas rochosos aparecerão pouco antes do amanhecer do dia 8 de fevereiro (Imagem: Captura de tela/Stellarium)
Os três planetas rochosos aparecerão pouco antes do amanhecer do dia 8 de fevereiro (Imagem: Captura de tela/Stellarium)
Foto: Canaltech

Vênus também vai estar visível ali perto, acima de Marte, e Mercúrio aparece logo abaixo. Devido à proximidae da linha do horizonte, não vai ser tão fácil enxergá-lo. 

Conjunção entre Vênus e Marte (22/02)

Essa conjunção vai ser ainda mais impressionante e também vai ocorrer pouco antes do amanhecer. Às 4h20 da manhã, Vênus e Marte vão nascer bem juntinhos, proporcionando uma visão rara no céu. Poderemos observar o evento até 5h30, que é quando a luz solar começa a atrapalhar. Mesmo assim, é provável que o brilho dos planetas os mantenha visíveis por mais tempo.

Vênus e Marte "coladinhos" às 5h30 do dia 22 (Imagem: Captura de tela/Stellarium)
Vênus e Marte "coladinhos" às 5h30 do dia 22 (Imagem: Captura de tela/Stellarium)
Foto: Canaltech

Assim como a conjunção do dia 8, os planetas ainda vão estar baixos no céu quando o Sol nascer, então procure lugares onde o horizonte é livre de prédios, árvores e casas. Quando mais livre o horizonte estiver de obstáculos, mais cedo você vai acompanhar a dupla se elevando na paisagem celeste.

Fases da Lua em janeiro de 2024

Abaixo, você confere as principais fases da Lua durante o mês de janeiro e o horário em que cada uma acontece:

  • 2 de fevereiro, às 20h18: Lua Quarto Minguante
  • 11 de fevereiro, às 19h59: Lua Nova (Superlua)
  • 18 de fevereiro, às 12h01: Lua Quarto Crescente
  • 25 de fevereiro, às 9h30: Lua Cheia (Microlua)

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade