PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

É oficial: marco histórico de energia produzida por fusão nuclear é anunciado

Cientistas dos EUA anunciaram um marco histórico nos experimentos de fusão nuclear, produzindo mais energia do que aquela gasta para dar "ignição" no reator

13 dez 2022 - 18h19
(atualizado às 21h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore confirmou nesta terça-feira (13) que, pela primeira vez, um reator conseguiu produzir mais energia do que a utilizada para iniciar o processo de fusão nuclear. Este é um grande passo para a aplicação de energia limpa, segura e potencialmente inesgotável.

Foto: UKAEA / Canaltech

A energia de fusão nuclear é produzida por um processo semelhante ao que ocorre no núcleo das estrelas como o Sol: com calor, pressão e confinamento, os núcleos de átomos de hidrogênio se fundem, liberando enormes quantidades de energia.

Entretanto, os reatores já construídos têm dificuldades de manter toda a energia da fusão nuclear sem perdas logo após o processo. Por isso, a energia obtida pelos cientistas é menor do que aquela usada para iniciar a fusão.

Isso está prestes a acabar, de acordo com o novo anúncio do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia. O comunicado declara que os pesquisadores conseguiram produzir mais energia final do que a inicial usada para começar a fusão.

As principais diferenças entre fusão e fissão nuclear (Imagem: Reprodução/Sarah Harman/U.S. Department of Energy)
As principais diferenças entre fusão e fissão nuclear (Imagem: Reprodução/Sarah Harman/U.S. Department of Energy)
Foto: Canaltech

A secretária de Energia, Jennifer Granholm, disse que "esta é uma conquista marcante para os pesquisadores e funcionários do National Ignition Facility, que dedicaram suas carreiras para ver a ignição por fusão se tornar uma realidade, e esse marco sem dúvida desencadeará ainda mais descobertas".

Mesmo com essa conquista, ainda deve haver um longo caminho até que o resultado gere eletricidade realmente sustentável. Depois disso, os cientistas precisarão replicar os resultados, algo que talvez não seja tão simples de se realizar.

Espera-se que a energia de fusão nuclear abasteça cidades ao redor do mundo com menor custo, maior segurança e menos poluentes na atmosfera terrestre.

Fonte: Phys.org

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade