Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

COP-15: rascunho do documento final deve ser entregue na sexta

10 dez 2009 - 16h48
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Lúcia Müzell
Direto de Copenhague

Os representantes os 192 países reunidos em Copenhague para chegar a um novo acordo climático mundial que substitua o Protocolo de Kyoto terão uma noite longa pela frente: é esperada para sexta-feira, às 8h, a divulgação de um rascunho do documento final da conferência. A informação foi confirmada pelo negociador-chefe da delegação brasileira, Luiz Alberto Figueiredo, no final da tarde desta quinta-feira.

Foto: Reuters

"Estamos em uma fase de negociações bastante intensa e acelerada, para a chegarmos no final de semana com um texto razoável para apresentar aos ministros, que chegarão no sábado. Esse material, com o máximo possível de soluções sobre as questões que ainda estão na mesa, precisa estar pronto até amanhã de manhã, para impulsionar e focalizar as negociações finais", disse Figueiredo. "Não quer dizer que a negociação estará concluída amanhã, mas precisamos preparar o máximo possível agora."

Mais cedo, o secretário-executivo da COP-15, Yvo de Boer, já tinha dado a entender que os negociadores preparavam o rascunho para logo."Os ministros esperam ter em mãos um texto claro e satisfatório, que está em curso, e que nos forneça bases sólidas para as ações climáticas desde agora e para além de 2012", afirmara o secretário-executivo, referindo-se ao prazo de encerramento do Protocolo de Kyoto.

Nem de Boer nem Figueiredo deram detalhes sobre em que ponto as negociações do novo acordo se encontram. O brasileiro se limitou a declarar que "estão correndo bem", apesar de algumas questões centrais, como o financiamento das ações de prevenção do aquecimento global nos países pobres, ainda estarem empenhadas. Estes detalhes devem focar as discussões que vão ser retomadas à noite e que devem entrar à madrugada. Ele estimou que o documento está 90% pronto.

Na autoridade de vice-presidente da LCA, a Convenção-Quadro do Clima, negociador brasileiro afirmou ainda que as cifras definitivas sobre o financiamento ainda estão longe um consenso, mas que espera que os países consigam entrar em um acordo ao longo da noite. "Quase todos os países ricos estão com dificuldades de apresentar com clareza as suas disposições de dar dinheiro para o clima", disse Figueiredo, destacando que a Noruega é o único país com propostas definidas.

"Queremos chegar a um texto que seja percebido pelas partes como um texto equilibrado, em que os países se reconheçam e que tenha elementos de todas as posições", disse o negociador.

Figueiredo também apontou a definição das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para os países ricos e os em desenvolvimento, um dos pontos-chave da conferência, como um fator ainda bastante controverso. Neste sentido, ele espera que sejam mantidas pelo menos as linhas gerais do Protocolo de Kyoto em relação aos países desenvolvidos, para que não haja retrocessos.

O rascunho de amanhã deverá ser submetido para a aprovação dos ministros de Estado que chegarão à capital dinamarquesa a partir de sábado. Na semana que vem, as negociações prosseguem com a presença das lideranças políticas, e na sexta-feira o novo documento final deverá ser ratificado pelos presidentes e chefes de Estado.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra