Condores reabilitados retornam para casa no Chile
Três exemplares de condor - a maior ave de rapina existente - foram libertados nesta terça-feira nos Andes chilenos pelo Programa Binacional de Conservação do Condor Andino, destinado a proteger a espécie, descrita como vulnerável no Chile. Em comunicado, o Ministério da Agricultura informou que os três animais foram soltos no Santuário da Natureza Yerba Loca, área protegida ao leste de Santiago, junto com três águias que também terminaram a etapa de reabilitação.
Segundo o documento, os condores, com quatro anos de idade, serão submetidos a um rigoroso monitoramento por satélite para garantir uma inserção adequada ao ambiente natural. A fêmea do grupo nasceu no Zoológico Nacional em novembro de 2004 e um dos machos no Centro de Aves de Rapina em janeiro de 2005. O outro exemplar, encontrado em péssimas condições na região de Aysén, passou por uma cirurgia no Zôo Nacional.
O condor andino (vultur gryphus) é o maior dos abutres do mundo. Habita a cordilheira dos Andes desde a Colômbia até a Terra do Fogo (no extremo sul do continente americano). A espécie realiza deslocamentos de até 400km em busca de alimento.