Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com doença rara, britânica pode morrer ao comer uma fruta

28 fev 2013 - 17h39
(atualizado em 28/2/2013 às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma britânica de 25 anos sofre de uma rara doença e uma fruta ou um vegetal pode matá-la. Charlotte Jefferson tem sensibilidade a salicilatos, o que significa que um simples tomate pode causar coceira, delírio e fazê-la até tossir sangue. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Uma britânica de 25 anos sofre de uma rara doença e uma fruta ou um vegetal pode matá-la
Uma britânica de 25 anos sofre de uma rara doença e uma fruta ou um vegetal pode matá-la
Foto: The Grosby Group

A mulher já foi hospitalizada diversas vezes por causa do problema. Ela conta que ao comer uma pera teve que ser levada às pressas ao hospital porque tossia sangue. O tempero de um prato fez sua garganta inchar até ela não conseguir respirar. Um tomate a causou dores de cabeças severas, delírio e desorientação.

"Eu fui hospitalizada tantas vezes por causa da minha condição. Eu fico preocupada que uma pera ou um tempero possa me matar", diz a britânica. Apesar dos problemas, ela foi diagnosticada com a rara condição apenas alguns meses atrás e agora tem uma longa lista de comidas que deve evitar - como quase todas as frutas (exceto bananas), além de mariscos, carne enlatada ou defumada, brócolis, pepino, óleo vegetal, iogurte, geleia, ketchup, a maior parte das ervas e temperos, biscoitos, doces e outros.

Antes de ser diagnosticada, Charlotte acabava com frequência por comer algo ao qual tem intolerância e tinha que ser levada a um hospital. Agora, ela sabe o que evitar e tem até um equipamento para medir seu nível de adrenalina para alguma emergência.

"Quando eu saio com meus amigos, eu tenho que telefonar antes para o restaurante e fazer várias perguntas sobre o que eles cozinham e como a comida é preparada", diz Charlotte. "Tantas coisas fazem mal para mim. Muitas vezes eu faço um mingau, já que é coisa mais fácil para fazer. Eu sento com Warren e ele pergunta: 'Mamãe, porque você está tomando o café da manhã?'"

A mãe dela, Candy Lee, 47 anos, diz que quando a filha era um bebê já notava o problema. Ela vomitava frequentemente e Candy tinha que procurar comidas que a filha tolerasse. Charlotte conta ainda que tentou descobrir locais onde a doença é pesquisada, mas achou apenas uma clínica na Nova Zelândia. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade