Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Sala de TV: Com Caique Aguiar, Sala de TV repercute a final de ‘A Fazenda 17’

Cientistas captam 1ª imagem de campo magnético de buraco negro

Astro fica a 55 milhões de anos-luz da Terra

24 mar 2021 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas do projeto internacional Event Horizon Telescope (EHT) revelaram nesta quarta-feira (24) a primeira foto na história do campo magnético de um buraco negro.

Foto do campo magnético do buraco negro da galáxia M87
Foto do campo magnético do buraco negro da galáxia M87
Foto: Twitter/@ehtelescope / Ansa - Brasil

A descoberta foi feita pelo mesmo grupo responsável pela primeira imagem de um buraco negro, divulgada em abril de 2019.

Assim como daquela vez, a foto retrata o buraco negro da galáxia Messier 87 (M87), distante 55 milhões de anos-luz da Terra.

Baseado em dados coletados em 2017, o estudo foi publicado na revista The Astrophysical Journal Letters. Trata-se da primeira vez na história que cientistas conseguem medir a polarização, uma característica de campos magnéticos, na borda de um buraco negro, astro de densidade tão grande que sequer a luz consegue escapar.

Essa imagem pode ajudar a entender como a galáxia emite jatos de partículas para milhares de anos-luz além de seu centro.

"Estamos vendo agora a próxima evidência crucial para entender como campos magnéticos se comportam ao redor de buracos negros", disse a coautora do estudo Monika Moscibrodzka, da Universidade de Radboud, nos Países Baixos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade