PUBLICIDADE

Antigo satélite de observação cai na Terra; veja onde foi e saiba motivo da queda

Reentrada do equipamento foi confirmado pela Agência Espacial Europeia; não foram registados danos ou feridos

22 fev 2024 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários

Um antigo satélite de observação da Terra caiu de órbita na quarta-feira, 21, e se partiu sem provocar danos ou feridos sobre o Oceano Pacífico, entre o Havaí e o Alasca. A reentrada do satélite European Remote Sensing 2 (ERS-2) na atmosfera terrestre foi confirmada pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Especialistas esperavam que a maior parte do satélite, que pesava 2,3 mil quilos, se queimasse.

Lançada em 1995, a nave espacial foi desativada em 2011. Os controladores de voo baixaram rapidamente a sua órbita para evitar colisão com outros satélites, gastando todo o combustível, e o processo de decaimento orbital natural tratou do resto. A sua entrada não foi controlada. Por isso, não foi possível prever a localização exata da queda.

"O ERS-2 deixou legado notável de dados que continuam colaborando com o avanço da ciência", afirmou a ESA pelo X, antigo Twitter.

O seu antecessor, o ERS-1, que falhou e deixou de funcionar há décadas, permanece em uma órbita a várias centenas de quilômetros de altitude. /AP

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade