A NASA não pode descansar: estes são os 5 asteroides mais perigosos para a Terra, mas a maior ameaça pode estar escondida
Vigilância e planos de defesa já estão em prática
A possibilidade de um asteroide gigante se chocar contra a Terra não é apenas ficção científica; é uma ameaça real que agências espaciais monitoram constantemente. Há 66 milhões de anos, o impacto de Chicxulub extinguiu os dinossauros.
Hoje, o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA opera o sistema Sentry, um vigilante cósmico que calcula as órbitas de asteroides potencialmente perigosos.
Embora o risco de um impacto sério seja baixo a curto prazo, já que a NASA afirma que não há nenhuma ameaça significativa conhecida para os próximos 100 anos, a vigilância é crucial. Novos objetos são descobertos anualmente, e alguns podem estar escondidos no brilho do Sol. Atualmente, estes são os 5 asteroides que representam o maior risco de impacto futuro com o nosso planeta.
Os asteroides que possuem atenção da NASA
- Bennu (101955) Este asteroide de 0,5 km de diâmetro é atualmente o que representa o maior risco de impacto conhecido. A NASA calcula uma chance de 1 em 2.700 (ou 0,037%) de colisão em 24 de setembro de 2182. Um impacto liberaria energia equivalente a 1,4 bilhão de toneladas de TNT, causando devastação regional massiva. A sonda OSIRIS-REx visitou Bennu e trouxe amostras para a Terra em 2023, revelando que a rocha contém os blocos de construção da vida.
- 1950 DA (29075) Com 1,3 km de diâmetro, este é o "gigante" da lista. Descoberto em 1950 e depois perdido por 50 anos, ele tem uma chance de 1 em 34.500 de atingir a Terra em 16 de março de ...
Matérias relacionadas
Estudo revela qual é o segredo da baleia-da-Groenlândia para viver mais de dois séculos sem câncer
Chainsaw Man compartilha conquista científica com Studio Ghibli, Pokémon e Evangelion
Planta de 400 milhões de anos cria "água alienígena" e reescreve o que sabemos sobre isótopos