A dieta paleo dos influenciadores fitness é uma invenção; comer como um neandertal é, além de ilegal, absurdo
Alguns acreditam que nossos ancestrais passavam os dias caçando e comendo mamutes; A realidade é muito mais dura, triste e não recomendada para uma dieta saudável
Quando, há alguns anos, a ideia de ser saudável e tonificar o corpo deixou de ser uma recomendação lógica para se tornar uma obsessão fitness, os defensores das dietas da moda, agora conhecidos como fitfluencers ou influenciadores fitness, começaram a espalhar a palavra da dieta paleo (dieta paleolítica) por todos os canais possíveis. Para sermos saudáveis, tivemos que retornar às nossas raízes e adaptar a dieta de nossos ancestrais.
O que começou como uma mensagem perfeitamente lógica e recomendável, desde a dependência de proteínas animais e vegetais até a rejeição de alimentos processados, logo se transformou em um mantra que descartava tudo o que um homem das cavernas não tivesse comido. A realidade é que, se algum deles parasse para analisar o que nossos ancestrais comiam, provavelmente acabariam mudando o nome da dieta.
A dieta paleo é uma invenção idealizada
Como dissemos, a ideia geral por trás da tendência da dieta paleo não é necessariamente ruim. Ela se baseia em carnes, peixes e ovos ricos em proteínas, juntamente com frutas e vegetais com gorduras saudáveis, como bananas e abacates. Eles rejeitam laticínios e grãos, porque eram inacessíveis aos neandertais. Eles também eliminam quaisquer alimentos processados ou fermentados, sejam eles processados industrialmente ou com adição de açúcar.
Se, nas últimas linhas, você parou para pensar de onde nossos ancestrais tiravam suas bananas e abacates, provavelmente já adivinhou do que se trata. Embora idealizemos a ideia ...
Matérias relacionadas
Perseverance encontra "o indício mais claro de vida que já vimos em Marte", segundo a Nasa