China proibiu empresas locais de comprar ou testar chips da Nvidia: medida é muito mais restritiva do que com os chips H20
Administração do Ciberespaço da China (CAC) lançou pedido direto para as principais empresas de tecnologia do país; Chip RTX Pro 6000D era o mais avançado da empresa adaptado ao mercado local e acaba de ser travado.
A Administração do Ciberespaço da China (CAC) ordenou que as principais empresas de tecnologia do país, incluindo ByteDance e Alibaba, parem de comprar e testar os chips de IA da Nvidia projetados especificamente para o mercado chinês. É mais um episódio na árdua guerra comercial entre Estados Unidos e China, um acirramento causado pela estratégia de Pequim de reduzir sua dependência da tecnologia americana.
O regulador chinês proibiu a compra do RTX Pro 6000D, o mais recente chip da Nvidia adaptado ao mercado local, forçando as empresas a cancelar pedidos e interromper testes que já haviam começado. Segundo o Financial Times, várias empresas expressaram a intenção de adquirir dezenas de milhares de unidades antes de receberem o sinal verde do governo.
Os reguladores chineses concluíram que os semicondutores desenvolvidos por empresas nacionais como Huawei e Cambricon já alcançam desempenho comparável ou superior aos produtos que a Nvidia exporta para a China. Essa avaliação levou as autoridades a apostar na indústria local.
Essa proibição vai um passo além das diretrizes anteriores, que se concentravam em desaconselhar a compra do H20, o modelo anterior da Nvidia para a China. A medida atual é uma ordem direta que não deixa margem de manobra para as empresas de tecnologia chinesas.
Reação da Nvidia
Jensen Huang, CEO da empresa americana, mostrou-se "decepcionado", mas compreensivo com a situação. "Só podemos estar a serviço de um mercado se o país quiser", disse ele durante sua ...
Matérias relacionadas
Após 10 anos de proibição, o Google volta atrás e permitirá a gravação de chamadas no Android
Bloqueadores USB: para que servem e como diferenciar os baratos que valem a pena?
Novo portátil conta com uma potência de 120 watts, o que é seis vezes mais do que em um Switch 2