Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chimpanzés passam pela menopausa assim como os humanos, diz estudo

Pesquisadores afirmam que mais estudos serão necessários para avaliar se menopausa é anomalia ou regra entre primatas

27 out 2023 - 16h18
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Cientistas descobrem que chimpanzés também têm menopausa
Cientistas descobrem que chimpanzés também têm menopausa
Foto: Francesco Ungaro/Unsplash

As chimpanzés fêmeas que vivem na natureza passam pela menopausa e vivem por um longo período após o fim do ciclo reprodutivo, segundo pesquisa publicada da revista Science nesta sexta-feira (27).

O estudo, conduzido de 1995 a 2016, acompanhou 185 fêmeas da comunidade Ngogo de chimpanzés no Parque Nacional Kibale, Uganda.

Conheça animais que entraram para a história da ciência Conheça animais que entraram para a história da ciência

Os dados revelaram que, semelhante a outros chimpanzés e humanos, o número de nascimentos diminuiu após os 30 anos de idade e cessou completamente por volta dos 50 anos.

No entanto, várias chimpanzés fêmeas continuaram a viver vidas pós-reprodutivas, às vezes até a casa dos 60 anos, passando cerca de um quinto de suas vidas adultas nesse período.

Os chimpanzés passam por uma transição hormonal semelhante à menopausa humana. A equipe de pesquisa coletou amostras de urina e descobriu uma diminuição nos níveis de estrogênios e progestinas, juntamente com um aumento nos níveis de hormônios que controlam a ovulação.

“Sempre soubemos que essas fêmeas pós-reprodutivas existiam”, diz o coautor do estudo Kevin Langergraber, primatologista da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA.

A surpresa, segundo o pesquisador, foi perceber que os chimpanzés estavam passando pelo mesmo processo fisiológico que os humanos, em vez do declínio da fertilidade ter sido causado por doenças.

Outros animais têm menopausa?

Em outro artigo publicado nesta sexa, a bióloga Angela Gonçalves, do Centro Alemão de Investigação do Cancro em Heidelberg, descobriu que, em animais em jardins zoológicos, laboratórios e outros ambientes de cativeiro, a cessação da ovulação acontece de forma generalizada.

As fêmeas de 6 dos 20 grupos de mamíferos estudados chegaram a uma fase estéril da vida. E, semelhantemente aos animais em cativeiro no seu estudo, os chimpanzés Ngogo também poderiam ter sido beneficiados por circunstâncias de proteção, segundo Gonçalves. 

Isso poruqe, de acordo com a equipa de Ngogo, o grupo está isolado e é menos afectado pela invasão de doenças e atividades humanas do que outros grupos de chimpanzés. Em outras populações, as chimpanzés fêmeas normalmente morrem logo após o fim da sua vida reprodutiva.

Estudos adicionais são necessários para determinar se a menopausa é a norma ou a anomalia entre os chimpanzés.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade