PUBLICIDADE

Celular sem tela, cão-robô e mais: os lançamentos com IA da MWC 2024

Feira que acontece em Barcelona reúne as principais marcas de tecnologias móveis do mundo, como Samsung, Lenovo, Xiaomi e Honor

28 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

O Mobile World Congress (MWC) 2024, que acontece em Barcelona esta semana, segue apresentado as principais novidades em tecnologia para o ano, com foco, principalmente, em inteligência artificial (IA)

A feira reúne as diversas marcas do setor móvel do mundo, como Samsung, Lenovo, Xiaomi, Honor e HMD.

Com foco no mobile, a feira apresentou também carro elétrico, celular que vira relógio e que muda de cor, além de computadores com telas transparentes.

Confira, abaixo, algumas das principais tecnologias desenvolvidas com inteligência artificial até o momento. 

Telefone sem tela

AI Pin, da Humane, foi um dos destaques da MWC Barcelona 2024
AI Pin, da Humane, foi um dos destaques da MWC Barcelona 2024
Foto: Divulgação/Humane

A Humane apresentou seu AI Pin como um substituto de telefone sem tela. Você interage com ele por voz, e um pequeno projetor exibe itens como controles de mídia e chamadas recebidas na palma da sua mão.

A ideia é permitir que você simplesmente se mova livre de dispositivos digitais que exigem constantemente sua atenção. 

Como ele funciona? Bom, você o prende na sua camisa, fala com ele e ele usa IA generativa para responder. É um dispositivo independente com seu próprio cartão SIM e não há tela – apenas vibrações.

Óculos inteligentes

OPPO Air Glasses (Imagem: Divulgação/OPPO)
OPPO Air Glasses (Imagem: Divulgação/OPPO)
Foto: Canaltech

A Oppo lançou seus óculos inteligentes de IA no MWC. O Air Glass 3 da Oppo parece um par de óculos comuns, mas se conecta aos smartphones Oppo para acessar o AndesGPT LLM da empresa. 

Como outros modelos de óculos inteligentes, você toca nas laterais para controlar e pode tocar música, exibir informações e receber chamadas de voz.

Opções de tarefas já citadas anteriormente pela OPPO incluem a exibição de direções em trajetos, já que seus óculos trazem GPS integrado. Também é possível realizar traduções em tempo real, além de converter áudio para texto. Por enquanto, o modelo não estará disponível fora da China.

Cão-robô

Cão-robô anunciado pela Tecno no MWC 2024 (Imagem: Divulgação/Tecno)
Cão-robô anunciado pela Tecno no MWC 2024 (Imagem: Divulgação/Tecno)
Foto: Canaltech

Em meio às novas apostas da Tecno, um cão-robô foi descrito visando fornecer "entretenimento doméstico inteligente, assistência, educação e treinamento". A ideia é que o Tecno Dynamic 1 seja "o companheiro perfeito para animais de estimação do futuro".

O Dynamic 1 foi cuidadosamente criado para imitar o mais próximo possível um cão real, com seu design baseado na raça Pastor Alemão. Segundo o Digital Trends, também estão incluídos no cão-robô 64 GB de armazenamento interno, suporte para Wi-Fi e Bluetooth e até comandos para aplicativos de smartphone.

O robô é capaz desubir escadas sem esforço e ainda se curvar e dar a pata. Um sistema de resfriamento dentro dos joelhos permite que o robô copie os movimentos de um cão de verdade.

Quatro microfones funcionam com um algoritmo de IA dentro da cabeça do cão para reconhecer avisos de áudio, para que você possa tratá-lo como um cachorro de verdade. 

Tecnologia de casa inteligente 

A TP-Link destacou sua tecnologia Mesh com tecnologia Wi-Fi 7, projetados para casas acima de 200m², prometendo velocidades de até 19 Gbps.

A expansão do ecossistema inclui novos dispositivos inteligentes, como campainhas de vídeo e lâmpadas inteligentes, além de câmeras com recursos de IA.

Modelos de IA para chips de celulares

A fabricante americana de processadores Qualcomm anunciou no evento uma biblioteca de modelos de inteligência artificial (IA) para rodarem com os semicondutores da empresa, que fornece chips para celulares e computadores de diversas marcas, como a Samsung.

Com isso, a companhia adentra naquilo que especialistas consideram ser a próxima onda de inovação no mercado, a "inteligência artificial no dispositivo" (AI on device).

A biblioteca inclui modelos conhecidos no mercado, como Whisper, ControlNet, Stable Diffusion e Baichuan 7B. Ao todo, vão ser mais de 75 opções pré-otimizadas para serem utilizadas por desenvolvedores e programadores. 

Esses modelos poderão rodar em chips que abastecem celulares, computadores, automóveis, dispositivos de realidade virtual (RV), de casa inteligente (IoT), entre outros.

Tecnologia de resfriamento de celular

Solução tem ventoinha ativa e resfriamento termo-elétrico (Imagem: Divulgação/Infinix)
Solução tem ventoinha ativa e resfriamento termo-elétrico (Imagem: Divulgação/Infinix)
Foto: Canaltech

A empresa Infinix apresentou na MWC 2024 sua nova solução CoolMax, que promete pode reduzir a temperatura do smartphone em até 10ºC. Na prática, isso significa que o celular poderá extrair o máximo de performance sem quedas por superaquecimento, mesmo durante longas sessões de jogos.

Para isso, o sistema otimiza a performance do chipset, ao usar um algoritmo de inteligência artificial (IA) para ajustar a operação dos núcleos de desempenho de acordo com diferentes situações de jogo.

Com isso, o componente torna-se capaz de atingir a máxima eficiência e menor geração de calor, ao mesmo tempo em que mantém a performance alta necessária para os aplicativos mais pesados.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade