Celular Seguro completa seis meses e tem mais de 56 mil celulares bloqueados
De acordo com o Ministério de Justiça e Segurança Pública, mais de 43 mil bloqueios estão relacionados a roubos e furtos
O serviço do governo federal para tentar diminuir roubos de celulares, Celular Seguro, completa seis meses nesta semana e tem uma média de 316 bloqueios diários, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atualizados na última sexta-feira (14), às 18h.
O app tem como principal objetivo bloquear aparelhos e contas bancárias após o registro de ocorrências. Segundo o MJSP, mais de 2 milhões de cadastros foram feitos na plataforma. No entanto, apenas 1,6 milhão de aparelhos foram registrados.
Desde o lançamento, em dezembro do ano passado, foram bloqueados mais 56 mil celulares, sendo 43.838 relacionados a roubos e furtos de aparelhos.
Como usar o Celular Seguro?
- Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/apps/celular-seguro-br ou baixe o aplicativo Celular Seguro na App Store ou Google Play.
- Crie uma conta usando seu CPF e senha do gov.br.
- Cadastre seus dispositivos, fornecendo informações como número de telefone, marca e modelo.
- Inclua números adicionais vinculados ao seu CPF, como o número do seu cartão de crédito.
- Em caso de roubo ou perda, faça o login no aplicativo e bloqueie o seu celular.
O Celular Seguro notificará as instituições financeiras para que elas bloqueiem os aplicativos bancários instalados no seu aparelho e operadores de celular para que bloqueiem o número, evitando clonagem e golpes no WhatsApp, por exemplo.
O botão de emergência do Celular Seguro deve ser usado apenas em caso de roubo, perda ou furto do aparelho. Não utilize-o para desbloquear o seu celular.