BBB corporativo: Microsoft Teams poderá informar para seu chefe quando você entra e sai do escritório
Vigilância excessiva ou nada de mais?
A ambiguidade sobre onde o funcionário está, um dos grandes "benefícios" do trabalho remoto, está com os dias contados. Uma próxima atualização do Microsoft Teams ameaça eliminar qualquer dúvida, ao informar automaticamente aos empregadores a localização exata de seus trabalhadores, gerando receios sobre o aumento da vigilância corporativa.
A nova funcionalidade está prevista para ser lançada em janeiro de 2026 para as versões de Teams para Windows e macOS. Ela funcionará de forma simples: assim que um funcionário se conectar ao Wi-Fi de um dos edifícios da empresa, o Teams atualizará automaticamente seu status de localização, indicando qual prédio ele está ocupando (isso pode se estender para andares ou mesmo salas).
O que a nova função revela
Embora o objetivo oficial da Microsoft seja facilitar a coordenação interna, permitindo que colegas saibam em qual escritório um colaborador está, a principal preocupação é o uso da ferramenta para fins de fiscalização.
- Controle centralizado: a funcionalidade virá desativada por padrão, mas os administradores de TI da empresa (Tenant Administrators) podem optar por ativá-la e exigir a participação dos funcionários.
- Fim da ambiguidade: o recurso acaba com a incerteza sobre a presença do funcionário, permitindo que os supervisores saibam exatamente quando podem alcançá-lo fisicamente.
- Ferramenta de fiscalização: a principal crítica é que a função pode ser usada para aplicar mandatos de retorno ao escritório (RTO) de forma mais estrita, ...
Matérias relacionadas
Headset sem fio QCY H2 com áudio imersivo tem R$40 de desconto no Mercado Livre
R$70 OFF! Fone sem fio Galaxy Buds Core despencam de preço na Amazon hoje