PUBLICIDADE

Apple Watch quase ganhou versão compatível com Android

Após ser processada pelos EUA com acusação de monopólio, Apple lembrou que quase lançou um Apple Watch compatível com Android

22 mar 2024 - 14h06
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Após ter sido processada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Apple tem recebido muita atenção em notícias relacionadas ao seu ecossistema fechado de produtos. Contudo, a história quase foi diferente com os relógios Apple Watch, que chegaram perto de ganhar versões compatíveis com Android. 

Foto: Apple / Canaltech

A linha de relógios foi usada como evidência para sustentar argumentações contra a Apple, já que os produtos são compatíveis apenas com modelos de iPhone. Desta forma, os consumidores seriam obrigados a comprar o Apple Watch, em vez de rivais que são potencialmente mais baratos. 

Apple Watch poderia ter ganhado versão compatível com Android, mas projeto não vingou (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple Watch poderia ter ganhado versão compatível com Android, mas projeto não vingou (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

Em sua defesa, a Apple lembrou que passou três anos desenvolvendo um modelo de Apple Watch que fosse compatível com produtos que rodam o Android. Contudo, o projeto foi paralisado por conta de "limitações técnicas", de acordo com o que alegou a empresa. 

Essa história já tinha sido divulgada antes mesmo da condenação da Apple, em que o protótipo era chamado de "Project Fennel". No entanto, ele teria sido descartado por conta de "preocupações relacionadas às vendas do iPhone" — algo que, sob o contexto atual, soa muito mais favorável à argumentação da acusação. 

Marca foi acusada de promover monopólio na venda de eletrônicos (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Marca foi acusada de promover monopólio na venda de eletrônicos (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

O Apple Watch até pode funcionar em conjunto com um celular Android, mas as funcionalidades são limitadas a tarefas simples como envio de mensagens e recebimento de notificações básicas. 

Além disso, um iPhone é estritamente necessário para realizar a configuração inicial do Apple Watch, o que torna bastante inviável a compra do relógio por quem tem um celular Android. 

No entanto, o processo movido pelos EUA não cita apenas o Apple Watch como um produto central na estratégia apontada como monopólio. Outros pontos mencionados incluem a limitação na qualidade do serviço de envio e recebimento de mensagens com aparelhos Android, e o bloqueio de aplicativos de streaming de jogos, por exemplo. 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade