PUBLICIDADE

Amazon compra fabricante dos robôs-aspiradores Roomba por US$ 1,7 bilhão

Dispositivos fabricados pela iRobot passam a fazer parte do portfólio de dispositivos inteligentes da Amazon, que não divulgou maiores detalhes

5 ago 2022 - 13h36
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (5) a aquisição da iRobot, fabricante dos aspiradores-robô Roomba, por US$ 1,7 bilhão. O negócio adiciona uma das linhas mais conhecidas da categoria ao portfólio de casa conectada da gigante do comércio eletrônico, em uma transação que não teve muitos detalhes divulgados ao público.

Foto: Canaltech

A Amazon optou por um pagamento em dinheiro, de US$ 61 por ação da empresa adquirida — um total 22% acima do fechamento dos papés da iRobot na quinta (4), último dia de pregão antes do anúncio da compra. Há indicativos, também, de que não existirão mudanças imediatas na companhia. Colin Angle, o atual CEO da fabricante, deve permanecer no cargo.

Em comunicado oficial, a Amazon não poupou elogios. O texto afirma que a companhia revolucionou a forma como as pessoas cuidam das próprias casas e as tecnologias relacionadas a evitar obstáculos e outros recursos, como esvaziar a lixeira quando ela está cheia. Tais ideias se encaixam com a da própria Amazon, de tornar a vida das pessoas mais fácil e agradável.

Angle também deixou seu comentário. Ele afirma que há uma conexão entre a iRobot e a Amazon no que toca a inovação e a praticidade dos produtos e tecnologias inseridas neles. O executivo afirmou que a empresa é o melhor lugar para que seu time continue a missão que existe desde a fundação da companhia.

O negócio ainda depende de aprovação do quadro de diretores da fabricante de aspiradores e de autorizações regulatórias. O comunicado oficial não deu um prazo para que todo o processo seja finalizado nem deu mais detalhes, por exemplo, sobre possíveis exclusividades nas vendas ou uma maior integração entre os dispositivos Roomba e os sistemas de automação doméstica da Amazon.

Esse último aspecto, aliás, é um dos principais focos da companhia nos últimos tempos, principalmente por promover uma competição ferrenha com outro gigante, o Google. No início do ano, a Amazon lançou o Astro, um assistente doméstico capaz de realizar tarefas de segurança, entretenimento e auxílio enquanto se move com rodas por toda a casa para atender aos moradores.

Fonte: Amazon

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade