PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Adeus, Cortana! Microsoft confirma que vai remover assistente do Windows

Microsoft anuncia que irá encerrar o suporte às atualizações da Cortana no Windows. Confira todos os detalhes sobre o fim da assistente virtual.

7 jun 2023 - 18h37
Compartilhar
Exibir comentários

A Cortana será removida do Windows, disse a Microsoft em comunicado publicado em seu site de suporte. De acordo com a desenvolvedora do Windows, o aplicativo da Cortana será removido no final de 2023. Inicialmente, a assistente virtual foi lançada no Windows Phone, expandindo posteriormente para o Windows 10, Android e iOS.

Cortana não terá mais o seu aplicativo presente no Windows

Microsoft confirma que vai remover a Cortana do Windows
Microsoft confirma que vai remover a Cortana do Windows
Foto: Oficina da Net

Microsoft confirma que vai remover a Cortana do Windows

De acordo com o documento publicado na página de suporte da Microsoft, a Cortana será encerrada no final de 2023. O fim da assistente virtual inteligente ocorre após completar 8 anos de sua estreia no Windows 10 em 2015.

As vantagens oferecidas pela Cortana eram baseadas em uma assistência por meio de comandos de voz que permitia a realização de diversas tarefas como, por exemplo, criar lembretes, agendar compromissos, informar sobre o clima, pesquisar sobre algum assunto na internet, entre outras.

Em seu comunicado sobre o fim do suporte para a Cortana no Windows, a Microsoft diz:

A partir do final de 2023, não ofereceremos mais suporte à Cortana no Windows como um aplicativo independente. No entanto, você ainda pode acessar recursos de produtividade poderosos no Windows e no Edge, que aumentaram os recursos de IA.

A Microsoft refere-se ao Copilot ao falar "recursos de produtividade poderosos". Caso não saiba, o Copilot é uma ferramenta do Microsoft 365 que utiliza uma tecnologia baseada no chatGPT da OpenAI dentro do Word, PowerPoint, Excel, Outlook, Teams e mais. Através de uma simples frase, a inteligência artificial implementada nos programas de produtividade é capaz de analisar e criar textos e apresentações inteiras, onde o usuário só precisará realizar os ajustes necessários em seguida. Saiba em nosso artigo mais a respeito do Microsoft Copilot.

A Cortana não irá desaparecer completamente ainda

Segundo a Microsoft, a Cortana será removida apenas no Windows. A assistente virtual ainda poderá ser utilizada nos aplicativos mobile do Outlook e do Teams.

Essa alteração afeta apenas a Cortana no Windows, e seu assistente de produtividade, Cortana, continuará disponível no Outlook mobile, Teams mobile, tela do Microsoft Teams e salas do Microsoft Teams.

Oficina da Net
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade