Aconteceu algo extraordinário na Ucrânia: pela primeira vez, uma lancha não tripulada derrubou aviões de combate russos
Agora, até pequenos barcos não tripulados são capazes de abater caças a dezenas de quilômetros da costa
No início do mês de fevereiro, ocorreu um fato inusitado — não apenas para a guerra na Ucrânia, mas para qualquer outro conflito armado conhecido na história. A novidade mais recente: lanchas com mísseis derrubando caças russos — e sem ninguém ao volante das embarcações.
Em um fato sem precedentes, a Direção de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR) conseguiu derrubar dois caças russos Su-30 Flanker utilizando mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder. O surpreendente é de onde foram lançados: drones navais Magura-7, segundo declarou com exclusividade o tenente-general Kyrylo Budanov ao site The War Zone.
Essa ação inédita, ocorrida no Mar Negro, representa não apenas a primeira vez em que aviões de combate são abatidos por embarcações não tripuladas, mas também o primeiro uso letal confirmado de mísseis AIM-9 a partir desse tipo de plataforma, o que ressalta o grau de sofisticação e inovação alcançado pelas forças ucranianas no teatro marítimo de operações.
Detalhes de um ataque inusitado
Ao que tudo indica, a operação utilizou três drones Magura-7 — uma variante antiaérea do modelo Magura-5 — dos quais dois dispararam contra os caças russos. Segundo Budanov, o primeiro Su-30 foi atingido e sua tripulação sobreviveu após ser resgatada por um navio civil, enquanto se presume que os pilotos da segunda aeronave tenham morrido no ataque.
Até o momento, só existem imagens do primeiro abate, divulgadas nas redes sociais. Vale lembrar que o uso de mísseis AIM-9M — uma ...
Matérias relacionadas