A Ucrânia atualizou seu sistema de recompensas: o objetivo principal é eliminar um soldado russo que não esteja na linha de frente
A guerra remota mudou as prioridades da destruição em massa de equipamentos para a anulação precisa do principal elemento humano: o operador.
Em maio, foi revelado que a guerra na Ucrânia havia se tornado uma espécie de videogame macabro. Matar, literalmente, dava pontos aos soldados de Kiev, que eles podiam então trocar por recompensas em uma "espécie" de Amazon militar. Esse programa transformou cada ação militar em uma transação direta, redefinindo os limites entre combate, tecnologia e economia de guerra. O sistema de recompensas acaba de ser atualizado, e todos buscam o mesmo objetivo.
Mudança estratégica
Na realidade, a mudança tem a ver com algo que temos discutido. A guerra de drones na Ucrânia passou por uma mudança decisiva em sua lógica de combate. Os tanques russos, antes cobiçados como alvos de maior valor, perderam destaque em favor de um novo alvo prioritário: os operadores de drones inimigos .
Essa transformação foi formalizada com uma revisão do sistema de incentivo baseado em pontos que recompensa unidades ucranianas por cada abate bem-sucedido, um sistema implementado desde agosto de 2024 para otimizar ataques e incentivar o uso eficiente de veículos aéreos não tripulados (VANTs).
O operador como alvo
A mudança, anunciada em 12 de junho pelo comandante das Forças de Sistemas Não Tripulados da Ucrânia, Major Robert "Magyar" Brovdi, responde a uma preocupação operacional urgente: a lenta eliminação da infantaria russa estava permitindo que Moscou continuasse a reunir tropas nas linhas de frente.
Como resultado, os novos valores-alvo reconfiguram radicalmente as prioridades táticas: ferir um ...
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