A seca e o turismo massivo agravaram a escassez de água nas Ilhas Baleares; a solução: tirar o sal da água do mar
Espera-se que as usinas dessalinizadoras estejam operacionais até 2030 e possam abastecer 60.000 habitantes
Após as chuvas de março, a previsão é de estiagem nas Ilhas Baleares, que, além de um arquipélago, são também uma província e uma comunidade autônoma da Espanha. As quatro ilhas, aliás, são bem famosas: Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera. Diante dessa situação, os ilhéus estão buscando se antecipar.
O Conselho do Mar e do Ciclo da Água anunciou a construção de três usinas dessalinizadoras em Mallorca, Menorca e Ibiza. Essas usinas retiram o sal da água do mar para produzir água potável. A instalação contará com um orçamento inicial de 3,5 milhões de euros, e espera-se que as três plantas estejam operacionais dentro de cinco anos, atendendo mais de 60.000 habitantes.
Um grave problema
Atualmente, os reservatórios das ilhas estão a 51% de sua capacidade, evidenciando o problema hídrico, apesar das chuvas recentes. Por esse motivo, o Conselho apontou que essas novas dessalinizadoras têm como objetivo garantir o fornecimento de água no médio e longo prazo, independentemente das condições meteorológicas.
No entanto, isso não é tudo, pois existem outras preocupações, como a sobreexploração dos aquíferos, que gerou problemas com a introdução de sais. Além disso, o arquipélago recebe uma grande quantidade de turismo a cada verão, o que aumenta a demanda e coloca à prova a capacidade de fornecimento.
As futuras plantas dessalinizadoras
O governo das Ilhas Baleares planejou a construção de dessalinizadoras financiadas através da convocatória ITS 24-25, com o objetivo de ...
Matérias relacionadas
Estávamos desde 1950 tentando decifrar como seria a Antártida sem gelo: acabamos de descobrir