A que ponto chegamos: já existe empresa comercializando namorados de IA
EVA AI já tem 5 milhões de downloads na Play Store e segue tendência de outros serviços como Grok e ChatGPT
Ir a uma cafeteria para um encontro às cegas já é, por si só, uma situação um tanto peculiar. Se, além disso, quem está te esperando é uma IA, o caso beira o surrealismo.
É o que conta o jornalista Ben Sherry do site INC sobre sua experiência em um café pop-up de IA, em Nova York. Lá, ele foi acomodado em uma mesa com apenas uma cadeira e um suporte com um celular, onde ele pôde escolher entre diferentes avatares IA para o seu encontro. Durante o tempo que passou no EVA Café, conversou com dois avatares, primeiro uma mulher e depois um homem. Ambos elogiaram seu cabelo e a decoração do local, mas se mostraram resistentes a responder perguntas mais profundas, como sobre sua ideologia política.
O app que organizou o evento se chama EVA AI e é um aplicativo de "amigos" IA, no estilo do Replika ou Character.ai. Sua última ação comercial foi esse café pop-up "para levar o romance virtual ao mundo real". A responsável de vendas do app disse à INC que o objetivo é combater o estigma existente em relação aos relacionamentos com IAs.
O app, que acumula mais de 5 milhões de downloads na Play Store, oferece a possibilidade de iniciar um relacionamento com um de seus diferentes avatares de IA, sempre com clara inclinação ao romance. É possível começar gratuitamente, mas, se o usuário quiser continuar conversando com sua IA, é necessário pagar; somente assim são desbloqueadas funções especiais, como envio de imagens ou possibilidade de videochamadas.
Minha amante é uma máquina
...
Matérias relacionadas
Parece Brasil: por causa da criminalidade, cresce a procura por cães de defesa no Reino Unido
Não se mude antes de ler isso: essas são as piores cidades para se viver no Brasil
China lança megabarco elétrico de 10.000 toneladas que desafia as regras do transporte marítimo