A Meta está com tanta pressa para liderar a IA que está construindo um centro de dados em tendas
Mark Zuckerberg está seguindo os passos de Elon Musk com a xAI e voltando ao seu lema: "mova-se rápido e quebre as coisas"
Mark Zuckerberg já tem os "galácticos" que precisava para sua equipe de superinteligência. Conseguir talentos era apenas uma parte do plano. A outra é o que fazer com eles, e colocá-los para trabalhar exige uma coisa: potência computacional. A Meta está com pressa e, enquanto avança em diferentes frentes, começou a construir centros de dados em tendas ao ar livre.
Na Meta, eles estão seguindo seu próprio ritmo para erguer centros de dados. Diante da urgência de aumentar a capacidade computacional, precisavam construí-los da forma mais rápida possível — a solução foi erguê-los em tendas ao ar livre. Isso foi confirmado à Business Insider por um porta-voz da empresa. O fato de estarem fazendo isso não significa que seja comum: não se trata apenas de somar potência, mas de garantir que a integração dos equipamentos não comprometa a sustentabilidade energética e a refrigeração do sistema. Surpreende que estejam usando tendas, especialmente no verão, dadas as dificuldades adicionais para controlar o calor.
A medida de Zuckerberg lembra outro rival na corrida pela inteligência artificial, e não é por acaso. Elon Musk já fez a loucura de instalar 100 mil GPUs da Nvidia em 19 dias, algo que deixou até Jensen Huang impressionado. No site Semianalysis, o primeiro veículo a revelar os planos faraônicos da Meta, é reportado que o design dos centros de dados da Meta foi influenciado pela velocidade com que Musk tem operado na xAI e na Tesla. O Facebook, em seus primórdios, foi a empresa...
Matérias relacionadas
Robin Willians tinha exigência contratual inusitada para aceitar atuar em filmes
A França precisa cortar 40 bilhões de euros e decidiu começar por algo sagrado: os feriados