39% do tempo gasto em tarefas domésticas pode ser automatizado na próxima década
Estimativa está em estudo produzido por Reino Unido e Japão
Especialistas em inteligência artificial (IA) do Reino Unido e do Japão argumentam que, em média, 39% do tempo gasto atualmente em trabalho doméstico não remunerado poderia ser automatizado já na próxima década. A estimativa está em uma pesquisa publicada na revista científica PLOS ONE.
Em estudos anteriores, as pessoas no Reino Unido, com idades entre 15 e 64 anos, gastavam quase 43% de todo o seu tempo de trabalho e estudo em atividades domésticas não remuneradas (cozinhar, limpar, cuidar de crianças ou idosos).
Poucos estudos até o momento haviam examinado a automação em relação ao trabalho doméstico não remunerado. Agora, os autores do novo estudo pediram a 29 especialistas em inteligência artificial do Reino Unido e a 36, do Japão, que estimassem as 17 tarefas domésticas e de cuidados que poderiam ser automatizadas na próxima década.
Variação significativa
As respostas variaram significativamente entre as tarefas, sendo fazer compras de supermercado a mais automatizável (59%), e o cuidado com as crianças a de menor chance de automatizar (21%).
No geral, 42% dos especialistas do Reino Unido acreditam que a automação pode substituir o trabalho doméstico. Já entre os japoneses, o percentual é de 36%.
Essa diferença pode ocorrer pelo fato de o Reino Unido ter a tecnologia mais associada à substituição do trabalho em comparação com o Japão.
Embora a amostra diversificada do estudo não seja estatisticamente representativa do campo e seja pequena para generalizar as descobertas, os autores observam que examinar os antecedentes dos especialistas pode contextualizar as previsões.