BRASIL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Procuradoria tenta prender vice-presidente da Incal outra vez

Terça, 27 de junho de 2000, 04h00min
Uma liminar concedida em outubro pelo ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) - determinando a suspensão de um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) - será usada pela Procuradoria da República como principal argumento para tentar reverter a decisão da Justiça Federal que pôs em liberdade o empresário José Eduardo Teixeira Ferraz.

Apontado como um dos principais envolvidos no desvio de R$ 169 milhões da obra superfaturada do Fórum Trabalhista de São Paulo, Ferraz - que é vice-presidente da Construtora Ikal S.A. -, estava preso havia três semanas na Custódia da Polícia Federal. Na quarta-feira, o juiz Casem Mazloum, da 1ª Vara Federal, revogou decreto de prisão preventiva e soltou o empresário.

Em despacho de quatro páginas, Mazloum anotou que a defesa juntou ao processo cópia de decisão do STF, que suspendeu medida adotada pelo TCU, "de modo a manter hígido o contrato do TRT com a Ikal ". É exatamente aí que o Ministério Público Federal pretende dar sustentação ao recurso, reivindicando nova ordem de prisão contra Ferraz.

Segundo o Ministério Público, a decisão de Marco Aurélio não passa de uma liminar, ainda sem julgamento do mérito. Desde 24 de novembro o caso está aguardando parecer do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro - sua assessoria informou que "ainda não há manifestação".

O acórdão do TCU, publicado em maio do ano passado, impôs à empreiteira o recolhimento de R$ 57,3 milhões aos cofres do Tesouro - a título de ressarcimento pelos prejuízos causados - e determinou ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo que promovesse a anulação do contrato com Ikal, nos termos do artigo 59 da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações). Dois meses antes, o juiz-presidente do TRT, Floriano Vaz da Silva, já havia rompido o negócio com a construtora.

Direito privado - Por meio de mandado de segurança perante o STF, a Incal Incorporações - que controla a Ikal - insurgiu-se contra a decisão do TCU. Em 26 de outubro, Marco Aurélio concedeu liminar, tornando sem efeito o relatório conclusivo do TCU. Segundo interpretação do Ministério Público, o ministro acolheu o mandado da Incal considerando que o contrato tem natureza de direito privado.

Para a procuradora-chefe da República em São Paulo, Janice Agostinho Barreto Ascari - que investiga a obra do fórum e o suposto envolvimento do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) -, o contrato firmado pelo TRT "é de direito público porque envolve o emprego de verbas do Tesouro". Janice já se manifestara pelo indeferimento da revogação da prisão de Ferraz. "Não houve alteração processual, a lesão aos cofres públicos e a magnitude do dano permanecem."

Leia mais:
» Levantamento indica cassação de Estevão com folga
» MP investigará empréstimos feitos por Luiz Estevão
» Luiz Estevão admite que pode perder o mandato
» Estevão acordou com Ikal construir TST de Brasília
» Estevão contesta acusações porém admite derrota
» Acesso à sessão sobre a cassação de Estevão será restrito
» Luiz Estevão nega que seja o dono da Incal

O Estado de S. Paulo

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.