Eliminar do prato mais do que devia, com restrições exageradas, pode reduzir o peso, mas à custa de perda de massa muscular em vez da gorda. Por isso, a recuperação dos quilos a mais tende a ser rápida, promovendo o conhecido emagrece-engorda. Ao contrário, fugir dos excessos pode, sim, eliminar alguns quilos indesejáveis, mantendo-se assim por um longo tempo.
“De maneira geral, pode-se reduzir de 500g a 2 kg por mês adotando hábitos alimentares mais saudáveis e caminhadas diárias de 40 minutos”, disse Norka Beatriz Barrueto González, professora do curso de nutrição do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu. Vale lembrar que o resultado depende também do metabolismo de cada pessoa.
De acordo com a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, o cardápio da maratona a favor do corpo mais enxuto tem de contar com frutas, verduras e legumes, fontes de vitaminas, minerais e fibras. Mas, afinal, qual é a dose certa? Vamos então 24 dicas simples dadas pelas profissionais, que não interferem no prazer de se alimentar e ainda contribuem muito ao você se ver no espelho e, quem sabe, chegar com sem os indesejáveis quilos extras.