PerifaCon 2023: pais de 4 filhos, casal de cosplayers fala do amor pela cultura geek

Moradores de Carapicuíba, na Grande São Paulo, dupla prepara os novos cosplays para a PerifaCon, no dia 30 de julho, na zona leste

21 jul 2023 - 05h00
(atualizado às 11h12)
Melissa e Jefferson fantasiados de Mulher-Maravilha e Superman, na PerifaCon 2022
Melissa e Jefferson fantasiados de Mulher-Maravilha e Superman, na PerifaCon 2022
Foto: Tassio Yuri

Os cosplayers Melissa Ferreira, 44, e Jefferson Ferreira, 45, formam uma dupla poderosa. Na última edição da PerifaCon, em 2022, o casal levou para o concurso de fantasias os personagens Mulher-Maravilha e Superman, com os quais foram finalistas. Fora dos palcos, eles também são heróis, sobretudo para os seus quatro filhos. 

Agora moradores de Carapicuíba, município da Grande São Paulo, o casal já se prepara para a PerifaCon 2023 e vão apostar em novos cosplays. Mesmo com as dificuldades, eles se apoiam e fazem da paixão pelo universo geek um estímulo mútuo positivo. 

Publicidade

“A sensação de participar [do evento] com a família é surreal! Sempre fui o nerd de casa, desde quando ser nerd era algo ruim – os mais velhos sabem como era difícil ser leitor de quadrinhos nos anos 80 e 90 na periferia. Ver a família junto é praticamente uma realização dos sonhos de infância”, diz Jefferson, que é psicólogo, artesão e criador das fantasias. 

Em 2022, ele passou por um processo depressivo pesado. Uma das filhas foi a inspiração para estar presente na PerifaCon. Para essa edição, o personagem escolhido por ele vai homenageá-la: o Maui, da versão live-action de “Moana – Um Mar de Aventuras” (2016), da Disney. 

Cosplay de Maui, personagem da versão live-action "Moana"
Foto: Reprodução/Instagram/cosveios

“É a primeira vez que personifico o personagem, o Maui sempre esteve presente nas brincadeiras com ela, nas cantorias no carro quando a levava pra escola. Ela sempre amou o filme”, comenta. 

Já Melissa, que trabalha com seguros e faz cursos na área de enfermagem, optou pela personagem Lanterna Verde da Terra, a Jessica Cruz. No entanto, como nada na vida de uma heroína é fácil, ela sofreu um acidente, quebrou o tornozelo e segue em recuperação. 

“Assim como Jessica Cruz, uma mulher que superou o transtorno de estresse pós-traumático e a agorafobia, vou superar esse problema na perna e quero fazer valer o juramento dos Lanternas Verdes: ‘mesmo na noite mais densa, o poder que temos vai brilhar e vencer!’”, afirma Mel. 

Publicidade
Cosplay de Lanterna Verde, de Melissa Ferreira
Foto: Reprodução/Instagram/cosveios

Finalistas novamente

Com os novos personagens, o casal está entre os finalistas da fase online do Concurso de Cosplay da PerifaCon 2023. Lanterna Verde e Maui em mais um desafio. E a preparação de ambos para criar as fantasias passou até por uma mudança de casa. 

“O meu cosplay de Hellboy se danificou na mudança de casa e deu um desespero tremendo, assim como a peruca de Superman, que se perdeu também e me deixou sem opção. Como não temos muito espaço por conta da penca de filhos (risos), não temos muito backup de fantasias ou como fazer modelos com armadura ou que tenham peças grandes”, justifica Jefferson. 

Ainda assim, a criatividade e a vontade de partilharem do evento juntos falam mais alto. Os filhos adolescentes e os pequenos também se fantasiam. “Faz parte deles desde sempre”, acrescenta o psicólogo.  

Casal se prepara para novos cosplays e diversão em família
Foto: Arquivo pessoal

Identificação e reconhecimento 

Por isso a ideia, segundo Jeff e Mel, não é somente ganhar, mas se divertir em família, sendo quem você realmente é.

Publicidade

“No fim, claro que nós queremos ganhar, mas já vale pela satisfação de participar e poder reviver a emoção de estar entre gente tão legal e competente, além de mostrar que um casal acima dos 40 e com filhos pode sim frequentar e concorrer nesse evento único, voltado pra gente como a gente”, diz ele. 

“Vou falar que ter o trabalho reconhecido é ótimo, ganhar é maravilhoso, mas a alegria de ver as crianças nos abraçando, ver meninas mais gordinhas se identificando com uma Mulher- Maravilha [em 2022] mais velha e fora dos padrões da sociedade é algo indescritível”, comemora Mel. 

Para ela, a expectativa para a PerifaCon 2023 é grande, principalmente porque eles vão testar os novos cosplays. “Isso sempre gera um certo medo, mas é aquilo: se a vida dá um limão pra gente, a gente espreme, coloca gelo, uma vodca e faz uma bela caipirosca!”

Quando e onde vai acontecer a PerifaCon 2023?

A convenção nerd das favelas vai acontecer 30 de julho de 2023, das 10h às 22h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. O espaço foi escolhido estrategicamente para estar acessível aos moradores das regiões periféricas da cidade.

Como conseguir ingressos?

Publicidade

O evento é gratuito, e os ingressos devem ser retirados através do site oficial da PerifaCon. Acesse e garanta sua presença nessa experiência única.

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se